Fechar
GP1

Piauí

Governador Rafael Fonteles lança programa Cozinha Solidária no Piauí

O lançamento ocorreu na Casa de Qualificação da Pastoral do Povo de Rua, no bairro Macaúba, em Teresina.

Pedro Oliveira/GP1 1 / 8 Cozinha onde os alimentos são preparados Cozinha onde os alimentos são preparados
Pedro Oliveira/GP1 2 / 8 Voluntários Voluntários
Pedro Oliveira/GP1 3 / 8 Refeição servida Refeição servida
Pedro Oliveira/GP1 4 / 8 Utensílios Utensílios
Pedro Oliveira/GP1 5 / 8 Osmar Júnior Osmar Júnior
Lucas Dias/GP1 6 / 8 Representantes no evento de laçamento do programa Cozinha Solidária no Piauí Representantes no evento de laçamento do programa Cozinha Solidária no Piauí
Pedro Oliveira/GP1 7 / 8 Rafael Fonteles e Osmar Júnior lançam programa Cozinha Solidária Rafael Fonteles e Osmar Júnior lançam programa Cozinha Solidária
Pedro Oliveira/GP1 8 / 8 Governador Rafael Fonteles e Osmar Júnior lançam programa Cozinha Solidária no Piauí Governador Rafael Fonteles e Osmar Júnior lançam programa Cozinha Solidária no Piauí

O governador Rafael Fonteles (PT-PI) e o secretário do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Osmar Júnior (PCdoB), lançaram, nesta sexta-feira (20), o programa Cozinha Solidária no Piauí, uma iniciativa do Ministério que apoia entidades que fornecem refeições para pessoas em situação de vulnerabilidade. O lançamento ocorreu na Casa de Qualificação da Pastoral do Povo de Rua, no bairro Macaúba, em Teresina.

No Piauí, 11 entidades foram credenciadas pelo ministério para participar do programa, sendo seis em Teresina e as demais em Parnaíba, Altos, Picos, Cristalândia e Campo Maior. O investimento total nas 11 cozinhas solidárias será de R$ 1,5 milhão, com previsão de oferecer 550 mil refeições em 2025. A gestão do programa ficará a cargo da Cáritas Arquidiocesana de Teresina.


"Mais uma iniciativa em conjunto entre o Governo federal e o Governo estadual, entidades do terceiro setor dentro do Programa Piauí sem Fome, que faz parte do Programa Brasil sem Fome. São iniciativas para garantir a segurança alimentar e nutricional. Aqui é o dia das cozinhas solidárias, nessa parceria do MDS e do Wellington Dias, que faz essa parceria com a Cáritas, justamente para garantir o complemento alimentar, além do Bolsa Família e do trabalho de vários voluntários nas cozinhas comunitárias", afirmou o governador Rafael Fonteles.

Erradicar a fome

"O governo do presidente Lula colocou como um dos seus objetivos, eu diria, o principal, erradicar a fome do Brasil e tirar o Brasil do mapa da fome. Esse é um grande desafio, e estamos trabalhando nesse mistério de um dia à frente do MDS, buscando alcançar esse objetivo. São vários programas e ações do governo na direção de combater a fome, e este programa especial, as Cozinhas Solidárias, constitui essa ação do Governo, mas, sobretudo, é uma ação da participação da sociedade", declarou Osmar.

Apoio do Governo Lula

A secretária de Segurança Alimentar do Ministério do Desenvolvimento Social, Lilian Rahal, conversou com o GP1 e falou sobre o apoio do Governo Lula à iniciativa da sociedade civil em assegurar alimento àqueles que não têm acesso.

"O Governo Federal está implementando o Programa de Cozinha Solidária, que é uma iniciativa da sociedade civil. O Governo abraçou a ideia e criamos um modelo de programa de política pública para apoiar essa iniciativa, fazendo com que as refeições cheguem a quem não consegue uma refeição. O governo quer reforçar esse papel que a sociedade civil tem no nosso país, de chegar onde, muitas vezes, o Estado ainda tem dificuldade de alcançar", explicou Rahal.

A coordenadora do Programa das Cozinhas Solidárias no Piauí, Lucineide Rodrigues, explicou que a ação vai ajudar as entidades que já trabalham voluntariamente com pessoas carentes. "As cozinhas solidárias atuam há tempos no Piauí, mas sempre trabalharam com recursos de doações e trabalho voluntário. Agora, com o apoio do ministério, a qualidade da alimentação será melhorada, além de ser possível oferecer mais refeições", disse a gestora.

Lista das cozinhas solidárias no Piauí

Cozinha Bucho Cheio

Organização: Instituto Avante de Juventude em Parceria com a Cooperativa de Catadoras (Coopcata 3Rs)

Cidade: Teresina

Cozinha Dai-vos mesmo de comer

Organização: Abespa – Pastoral do Povo da Rua

Cidade: Teresina

Cozinha Centro Espírita Francisco de Assis

Organização: Centro Espírita Francisco de Assis

Cidade: Picos

Cozinha Centro da Juventude Santa Cabrini

Organização: Centro da Juventude Santa Cabrini

Cidade: Teresina

Cozinha Caminhos da Esperança (Camesp)

Organização: Caminhos da Esperança (Camesp)

Cidade: Cristalândia

Cozinha Associação de Mulheres do Alto do Meio

Organização: Associação de Mulheres do Alto do Meio

Cidade: Campo Maior

Cozinha Sopa Fraterna

Organização: Centro Espírita Caridade e Fé

Cidade: Parnaíba

Cozinha Teresinha de Jesus Silva

Organização: Instituto Preca

Cidade: Teresina

Cozinha Viver com Dignidade

Organização: Fundação Viver com Dignidade

Cidade: Teresina

Cozinha Lírios de São José

Organização: Associação da Juventude Praticante de Cidadania (AJPC)

Cidade: Altos

Cozinha Comida na Mesa

Organização: Associação Casa Santa Dulce dos Pobres

Cidade: Teresina

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.