O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu situação de emergência em Patos do Piauí e Vera Mendes, municípios piauienses que enfrentam um período de seca (longo período com registro baixo ou zerado de chuva em determinado local). A medida foi publicada através de Portaria no Diário Oficial da União, nessa sexta-feira (11).
Em nota, a pasta informou que já repassou mais de R$ 76,2 milhões para atendimento a municípios brasileiros atingidos pela estiagem ou seca. Na maioria dos casos, os recursos são usados na compra de cestas básicas, de água e no aluguel de caminhões-pipa.
Além disso, foram destinados mais R$ 326,1 milhões para a Operação Carro-Pipa, que leva água potável para áreas rurais do semiárido brasileiro. A iniciativa é executada em parceria com o Exército.
Outras cidades no Brasil
Além das cidades piauienses, o ministério reconheceu situação de emergência em outras oito cidades do Brasil. São elas, Boa Vista do Tupim, na Bahia; Caridade, no Ceará; Águas Belas e Cachoeirinha e Casinhas, no Pernambuco; Felipe Guerra e Messias Targino, no Rio Grande do Norte e Porto da Folha, em Sergipe.
Ver todos os comentários | 0 |