O governador Rafael Fonteles (PT) entregou, nesta sexta-feira (23), o título coletivo de terra para a comunidade quilombola Mimbó, situada no município de Amarante, e que existe há mais de 200 anos.
O Mimbó foi reconhecido como comunidade quilombola pela Fundação Cultural Palmares em 2006, sendo a primeira do Piauí a obter esse reconhecimento. Com o título, serão regularizados 2.800 hectares de terra, garantindo a posse legal a mais de 70 famílias.
Para o governador, a entrega do título é um dia histórico. “Esse documento garante a posse legal da terra às mais de 70 famílias que vivem na comunidade, abrindo perspectivas de crescimento econômico e social para esse povo que tem uma história de luta e resistência”, declarou Rafael Fonteles.
Mais um momento histórico para o Piauí! Assinamos hoje o título de domínio coletivo da comunidade quilombola Mimbó, em Amarante. Esse documento garante a posse legal da terra às mais de 70 famílias que vivem na comunidade, abrindo perspectivas de crescimento econômico e social… pic.twitter.com/SERjMo723e
— Rafael Fonteles (@RafaelFonteles_) June 23, 2023
Ainda segundo o chefe do executivo estadual, o Governo do Estado vai garantir o título das terras a todas as outras comunidades quilombolas. “Vamos fazer o mesmo por todas as outras comunidades, como forma também de proteger seus modos de vida, suas tradições e suas relações com o meio ambiente”, concluiu o governador do Piauí.
Ver todos os comentários | 0 |