Quem frequenta a Feirinha Verde da Universidade Federal do Piauí (UFPI) já sabe que vai encontrar a Feira Quitanda da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF). A feira, que ocorre quinzenalmente, neste domingo (18), chegou a sua 4º edição, e tem sido um sucesso para os feirantes do Cinturão Verde, que são produtores da região metropolitana de Teresina.
Nesta edição, a feira contou com a participação de 20 feirantes de associações, cooperativas e assentamentos que são parceiros da SAF. Os feirantes disponibilizam para as vendas diversos produtos, como banana, abóbora, puba, mel, macaxeira, licor, verduras, doces, cajuína, dentre outras mercadorias, fazendo com que a clientela consuma um produto de qualidade e agroecológico.
O agricultor familiar Fernando Damásio, que faz parte da Cooperativa Coorios, conta que a Feira Quitanda tem aberto horizontes para o agricultor produzir e ter onde vender os seus produtos.
“Quando você tem um canal de venda é incentivado a produzir mais e melhor, além de aumentar a diversidade dos seus produtos. Então, a Feira Quitanda é essa esperança que o agricultor tem, de saber que está produzindo e saber para onde vai levar. É fundamental para incrementar a produção e, sem dúvida, vai trazer grandes avanços para agricultura familiar do estado”, pontuou.
A Feira Quitanda é realizada quinzenalmente dentro do espaço da Feirinha Verde da UFPI, no espaço Rosa dos Ventos. A próxima edição será no dia 02 de julho e se espera um maior número de agricultores e agricultoras familiares comercializando seus produtos agroecológicos e levando saúde à mesa dos teresinenses.
Ver todos os comentários | 0 |