A Diretoria de Conservação e Biodiversidade da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) acompanhou a entrega voluntária de uma jaguatirica fêmea ao Bioparque Zoobotânico, na última quinta-feira (15). O animal vivia na cidade de Santa Luz, no extremo sul do Piauí, e agora vai fazer parte do plantel juntamente com uma jaguatirica macho que vive atualmente no parque.
A ação faz parte de um processo de readaptação do animal, que foi criado no interior do estado em um ambiente doméstico. Após um período, sob atenção de cuidadores no município, o animal não conseguiu se adaptar ao seu habitat natural. A equipe da Semarh foi informada sobre o caso e articulou a transferência da jaguatirica.
Segundo a Gerente de Conservação e Biodiversidade da Semarh, Jurema Chaves, a transferência tem como objetivo proporcionar uma melhor adaptação do animal, promovendo seu bem-estar e uma melhor convivência. “Agora esperamos a reprodução da espécie que é muito importante, ela também terá uma melhor convivência juntamente com o Faísca”, disse, se referindo à jaguatirica macho que já vivia no local.
A reprodução em cativeiro, quando possível, é uma importante ferramenta para promover a preservação das espécies em todo o mundo. A Semarh segue prestando apoio e acompanhando a integração dos animais.
Ver todos os comentários | 0 |