A Câmara dos Deputados aprovou, nessa terça-feira (25), um requerimento de urgência para a votação do Projeto de Lei das Fake News (2630/2020), também conhecido como PL da Censura, que cria a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet. O projeto é apoiado pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e tem sido criticado pela oposição, que pediu a criação de uma comissão para análise do texto.
Ao todo, foram 238 votos a favor e 192 contrários. Oito dos dez deputados federais do Piauí estavam presentes na sessão e votaram a favor do regime de urgência, são eles: Júlio Arcoverde (Progressistas), Castro Neto (PSD), Marcos Aurélio Sampaio (PSD), Dr. Francisco (PT), Flávio Nogueira (PT), Florentino Neto (PT), Merlong Solano (PT) e Jadyel Alencar (PV).
Os parlamentares Julio Cesar (PSD) e Átila Filho (Progressistas) não estavam presentes na sessão e não registraram seus votos. Júlio Arcoverde, que votou a favor do requerimento de urgência, não faz parte da base do presidente Lula, assim como Átila Filho.
Manobra de Arthur Lira
O regime de urgência passou a ser votado após o presidente da Câmara, Arthur Lira, fazer uma manobra usando o regimento interno para diminuir a quantidade de votos necessários para aprovação.
Ver todos os comentários | 0 |