A Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM) participou nesta segunda-feira (6) da abertura da Semana da Justiça Pela Paz em Casa. A iniciativa foi idealizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para dar celeridade às respostas do Judiciário no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.
Durante a cerimônia, a secretária Karla Berger ressaltou a importância do fortalecimento da rede de enfrentamento à violência para conter casos de agressão e feminicídio. Pela Prefeitura de Teresina, as mulheres em situação de violência doméstica, familiar e de gênero, residentes em Teresina, com idade de 18 a 59 anos, são atendidas pelo Centro de Referência Esperança Garcia (Creg). O espaço oferece assistência jurídica, social e psicológica gratuitamente.
Eulália Pinheiro, Supervisora da Coordenadoria da Coordenadoria da Mulher do TJ-PI, declarou que o momento é de provocar Judiciário e outros órgãos públicos para garantir o enfrentamento à violência contra mulher. “É triste ver essa realidade e o Judiciário tem esse papel de trazer paz para a sociedade. Precisamos nos ajudar e nunca silenciar em casos de violência”, declarou a magistrada de 2º grau.
Para a juíza Keylla Ranyere, coordenadora da Coordenadoria da Mulher do TJ-PI, as ações da Semana da Justiça Pela Paz em Casa e os julgamentos realizados são formas de conscientizar a sociedade sobre esse problema.
“É um meio para darmos visibilidade ao problema e chamar atenção sobre os casos de violência contra a mulher. É também um convite a uma reflexão sobre o que alimenta este tipo de violência. Trata-se de um problema complexo e que precisa de uma atuação conjunta. No âmbito do judiciário atuamos em rede com outras instituições”, disse.
Onde encontrar o Creg?
As mulheres podem ser encaminhadas pela rede de enfrentamento a violência contra a mulher ou acessar diretamente o serviço.
R. Benjamin Constant, 2170 – Centro Norte
Segunda à Sexta, das 08:00 às 17:00
(86) 3233-3798 / 99416-9451
Ver todos os comentários | 0 |