Fechar
GP1

Piauí

Estações de tratamento de água vão beneficiar São Raimundo Nonato

As ETAs vão garantir aumento na produção e melhoria da qualidade da água, conforme a Agespisa.

A Agespisa está construindo duas novas estações compactas de tratamento de água para beneficiar a população de São Raimundo Nonato e região. O investimento é de R$ 6,3 milhões, recursos do Governo do Estado e da própria Agespisa.

As ETAs vão garantir aumento na produção e melhoria da qualidade da água. O sistema do Garrincho vai receber uma nova estação capaz de incrementar a produção de água em 360 mil litros/hora, dobrando a quantidade produzida por meio da ETA atual.


Além de São Raimundo Nonato, o sistema do Garrincho atende as cidades de Dirceu Arcoverde, Bonfim do Piauí, São Lourenço do Piauí, São Braz do Piauí, Várzea Branca, Coronel José Dias e os povoados Minador e Baixão dos Santos em Anísio de Abreu.

Já o sistema Serra Branca terá uma nova estação compacta capaz de tratar 50 mil litros por hora. Devido ao alto teor de ferro da água captada nos poços da região, a ETA é especialmente equipada para tratar este tipo de metal. O sistema Serra Branca é composto por três poços de grande profundidade, com vazão aproximada de 270 mil litros/hora, e atende parte de São Raimundo Nonato.

Para reforçar ainda mais a distribuição de água, está sendo recuperado um poço com vazão suficiente para abastecer todo o entorno da Serra Branca. Os investimentos incluem ainda a implantação de adutoras e construção de um reservatório apoiado.

“Já estamos com cerca de 60% dos serviços concluídos. Outra frente de trabalho importante é o reforço da hidrometração, com a instalação e substituição dos medidores para regular o consumo de água, evitando o desperdício”, destaca o presidente da Agespisa, Leonardo Sousa.

A previsão é de que as obras sejam concluídas no primeiro semestre de 2023.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.