Os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 começaram a entrar nos locais de prova por volta do meio-dia deste domingo (13), horário que foram abertos os portões para a realização do primeiro dia de aplicação das provas. Ao todo, mais de 3 milhões de estudantes devem realizar o exame no país, sendo mais de 83 mil no Piauí. O GP1 foi até a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), um dos locais de aplicação da prova em Teresina e conversou com alguns inscritos que farão o Enem e revelaram a expectativa para tanto.
O jovem Raí, de 17 anos, revelou que deseja cursar engenharia de software e está tranquilo para a realização do exame. "Eu estou tranquilo, até porque eu sempre soube que só carrego o peso das minhas expectativas e da minha felicidade. Tem Enem ano que vem se eu não passar", expressou.
Já a Marisa, de 20 anos, contou ao GP1 que pretende cursar medicina e que está confiante que alcançará o resultado desejado, pois se preparou o ano todo para isso. "Minha expectativa é de que seja uma prova tranquila, eu estou muito confiante e passei o ano inteiro me preparando para esse dia, então eu espero que seja uma prova realmente boa", declarou a jovem.
O Lucas Kauan, de 19 anos, disse que está fazendo o Enem pela terceira vez. Ele atualmente está cursando medicina veterinéria, porém, anseia pela aprovação para o curso de medicina. "Eu espero que dê tudo certo, torcendo para isso, mas como sempre tem que estar ali no meio termo, querendo o melhor, mas esperando o pior. Eu atualmente estou fazendo veterinária, mas quero cursar medicina", manifestou Kauan.
83.308 piauienses se inscreveram no Enem 2022
Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), um total de 83.308 candidatos piauienses se inscreveram no Enem 2022, sendo 82.362 para a prova impressa e 946 para o exame digital. Essa última modalidade só é disponível para quem já concluiu o ensino médio ou que deve concluir neste ano.
Dia E do Enem
O secretário de Educação do estado do Piauí, Ellen Gera, explicou que neste primeiro dia da aplicação das provas do Enem, ocorre o Dia E, em que todos os profissionais da Seduc se engajam para recepcionar os inscritos. Ele apontou que durante todo o dia a equipe da Seduc fará uma programação que inclui até uma live para avaliar a realização da primeira etapa do exame.
"Hoje nós chamamos de Dia E, o dia do Enem, quando todos os profissionais da rede vão para os locais de aplicação de prova receber bem o estudante. Passando a prova, às 20h não termina a agenda e teremos uma live para comentar sobre o primeiro dia, fazer um balanço, falar com o estudante sobre as provas e já durante a semana tem corujão da vitória, aplicação do 2º dia, depois é preparar o estudante para Sisu, ProUni e FIES e aguardar 2023 tudo de novo", contou ele.
Por sua vez, o professor Avelar Almeida, que é coordenador de ensino da 4ª Gerência de Educação, além de um dos membros do stand da Seduc na Uespi, demonstrou satisfação em recepcionar os inscritos para o grande dia da realização das provas do Enem 2022.
"Estou satisfeito porque eles [inscritos] olham para nós e veem que tem alguém que está esperando por eles, tem alguém para dizer 'venha, você é bem-vindo'. Venha aqui para complementar o que você já trouxe de casa, uma caneta, um doce para este momento. A gente trabalha com empatia, desde o momento que a gente os recebe na escola lá no início e agora no fechamento do ciclo", narrou o professor Avelar Almeida.
Segurança reforçada
A Secretaria de Segurança do Piauí informou, na manhã deste domingo (13), que 750 policiais militares reforçarão a segurança pública nos 405 locais de prova, durante os dias 13 e 20 de novembro, em que acontecerá o Enem no Piauí e em todo o Brasil.
Ver todos os comentários | 0 |