Com o anúncio do pedido de aposentadoria do conselheiro Luciano Nunes, que se despede do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) no dia 07 de julho, já surgem os primeiros postulantes ao cargo que entrará em vacância. Até o momento, quatro nomes já se colocaram como alternativas, todos eles deputados estaduais.
Os quatro nomes que já manifestaram interesse no cargo são a deputada estadual Flora Izabel (PT), e os deputados Zé Santana (MDB), Wilson Brandão (Progressistas) e Flávio Nogueira Júnior (PDT).
Flora Izabel (PT)
Dos quatro nomes, Flora Izabel é a única deputada que está na ativa, visto que os demais estão licenciados por ocuparem secretarias estaduais. Flora Izabel ingressou na política na década de 1990, quando foi eleita vereadora de Teresina, e atualmente é vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).
Zé Santana (MDB)
O deputado licenciado é o atual secretário de Estado da Assistência Social e Cidadania do Piauí. Professor concursado do Estado do Piauí, com doutorado em Ciências Jurídicas e Sócias Universidad del Museo Social Argentino, Zé Santana já conta com apoio do deputado estadual João Mádison (MDB).
Wilson Brandão (Progressistas)
Licenciado da Alepi, o deputado atualmente é secretário de Estado da Mineração, Petróleo e Energias Renováveis do Piauí. Ele, que já está em seu oitavo mandato como deputado estadual confirmou ao GP1 interesse de concorrer a vaga de conselheiro do TCE.
Flávio Nogueira Júnior (PDT)
Embora ainda não tenha vindo a público para se colocar como concorrente ao cargo, o deputado licenciado, atual secretario de Turismo do Piauí, já manifestou para alguns aliados interesse na vaga, o que foi confirmado por fontes ao GP1. Médico formado pela Universidade Federal do Piauí, Flávio Júnior é filho do deputado federal Flávio Nogueira e foi eleito o deputado estadual mais jovem no Piauí no pleito de 2010.
Vacância
Após a aposentadoria de Luciano Nunes, o TCE deve anunciar a vacância do cargo à Alepi, que é responsável pela abertura de edital para escolha do novo conselheiro. Como o edital ainda não foi lançado, por enquanto não há data para a eleição. O nome mais votado na Alepi é encaminhado para sanção do governador Wellington Dias (PT). Qualquer cidadão pode se candidatar ao cargo, cumprindo algumas exigências.
Ver todos os comentários | 0 |