Fechar
GP1

Piauí

Semcaspi cria Núcleo de Cidadania e Adolescente para selo Unicef

André Santos a criação do Nuca Teresina é a primeira etapa para a participação do selo Unifef.

A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), por meio da Gerência de Direitos Humanos (GDH) e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), realizou na manhã desta quinta-feira (09) a solenidade de criação do Núcleo de Cidadania de Adolescente (Nuca) Teresina. Durante a programação, foram apresentados sugestões de logomarcas, feitas por adolescentes dos grupos dos serviços de convivência.

André Santos, gerente de Direitos Humanos (GDH), a criação do Nuca Teresina é a primeira etapa para a participação do selo Unifef.


“O primeiro encontro marca a criação do Nuca, composto por 16 jovens de todos os territórios de Teresina. Eles estarão reunidos em atividades e debates nos próximos três anos, para fortalecer as discussões entre crianças e adolescentes, dentro da Semcaspi e das demais secretarias do município, como orçamento e atividades voltadas para as crianças e adolescentes. Haja visto, que a Prefeitura tem feito este trabalho, mas nada melhor do que ter estes jovens desenvolvendo estas ações e explicando para eles mesmos”, esclareceu a gerente.

Olavo Almeida, representante da coordenação do SCFV, explica que o selo Unicef é obtido por meio de um conjunto de ações que o município deverá realizar com ações Inter setoriais.

“As atividades realizadas pelo NUCA envolvem a autonomia e o protagonismo dos cidadãos, fazendo com que eles conheçam os seus direitos e saibam reivindicar. O Nuca é um espaço para fomentar encontros de debates entre os adolescentes, que podem acontecer de forma presencial ou virtual. São ações de cidadania, que serão realizadas e planejadas por eles mesmos, com temas relevantes e atuais”, pontuou.

Para Rian, 17 anos, do Grupo Mudança Jovem do SCFV do Cras Leste V, a interação entre os adolescentes por meio do NUCA reforçará a convivência e o conhecimento debatido nos grupos. “Estar entre meus amigos de grupo é muito legal e a gente se diverte junto. Antes, eu não saia de casa, e agora, vejo os dias de debate um dos melhores dias da semana para mim”, comentou.

Temática sobre a mulher

Anderson Afeli, auxiliar de articulação do selo Unicef, ressalta que a temática principal do selo 2021 a 2024, trata de questões da mulher. “São quatro módulos que estes adolescentes terão de cumprir, tendo como tema a mulher. Terão que realizar ações voltadas para o empoderamento feminino e gravidez na adolescência e outros”, destacou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.