O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e da Casa Civil, Ciro Nogueira, participaram na manhã desta sexta-feira (08) da entrega de equipamentos de última geração para atendimento a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) que é gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e que vai resultar em uma melhor assistência à saúde, além de contribuir para o fortalecimento do ensino e da pesquisa no Estado.
A solenidade ocorreu na entrada do ambulatório e contou ainda com as presenças do reitor da UFPI, Gildásio Guedes, além do Superintendente do HU-UFPI, Paulo Márcio Nunes, o presidente da Ebserh, General Oswaldo, que participou de forma online, pela Plataforma Teams e o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa.
Em seu discurso o ministro da Saúde destacou que o Governo Federal tem trabalhado para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS). “O Brasil adotou como princípio básico na sua Constituição, o prestígio, a dignidade da pessoa humana e a saúde e educação são direitos fundamentais e essa conjugação de saúde e educação é o que nós materializamos hoje aqui. O Governo trabalha integrado para fortalecer o nosso SUS e enfim sabemos que a saúde é um direito de todos e dever do estado garantido mediante políticas sociais e econômicas e é o SUS, o nosso SUS, a principal ferramenta para enfrentar os problemas de saúde pública que espreitam esse país”, afirmou Marcelo Queiroga.
“E hoje, o que estamos fazendo aqui nesse hospital universitário? Devolvendo a esse hospital a condição assistencial, não só para assistir às pessoas que precisam, mas também para formar nossos profissionais da saúde, investir na pesquisa e fazer com que esse país volte a investir em ciência e tecnologia para fazer com que esse país fortaleça o seu complexo industrial na saúde, gerando emprego, renda, impostos para que possamos devolver em políticas públicas para nossa sociedade”, completou Queiroga.
Dr. Pessoa, que é médico e professor aposentado da Universidade Federal do Piauí, disse estar orgulhoso em participar desta solenidade. “Como médico me sinto orgulhoso de pertencer ao quadro de professor da UFPI, é tecnologia de ponta que não deixa a desejar a São Paulo, Rio de Janeiro e nem aos países de primeiro mundo. É um orgulho para nós termos esses equipamentos para servir bem ao povo do Piauí”, declarou o prefeito.
Evento
O evento dá início à Campanha Outubro Rosa para prevenção do câncer de mama, em que diversas atividades estão previstas no Hospital Universitário para os colaboradores e usuários. A programação ainda incluiu homenagem aos ex-reitores da UFPI que fizeram parte da construção do HU, com entrega da “Medalha de Honra ao Mérito Prof. Dr. Benedito Borges da Silva”.
Entre os equipamentos, o hospital recebeu um tomógrafo computadorizado de 64 detectores, um mamógrafo digital, com tecnologia 3D, três aparelhos de ultrassom, uma torre para cirurgia vídeo laparoscópica, além de dezenas de equipamentos médicos e materiais cirúrgicos.
Ver todos os comentários | 0 |