Tramita na Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (Alepi) um projeto de lei que tem como objetivo a criação de um programa de apoio psicológico voltado ao acompanhamento de policiais civis e militares, bombeiros militares, inspetores de segurança e administração penitenciária que foram vítimas de traumas decorrentes da profissão.
A proposta foi apresentada pelo deputado estadual Gessivaldo Isaías (PRB). Em sua justificativa para a aprovação da proposta, ele explicou que os policiais estão constantemente expostos a violência, o que pode causar efeitos psicológicos graves.
- Foto: Lucas Dias/GP1Sessão na Assembleia Legislativa do Piauí
Dados do 13º Anuário da Segurança Pública indicaram que em 2018 cerca de 104 policiais cometeram suicídio. “Diante de toda essa realidade, acreditamos que um programa específico de apoio psicológico deve ser estendido a todos os funcionários que lidam constantemente com situações de risco”, afirmou o parlamentar em sua justificativa.
Agora a proposta irá tramitar nas comissões técnicas da Assembleia Legislativa e depois segue para votação no plenário. Se aprovada, será encaminhada ao governador Wellington Dias (PT), que irá decidir se vai sancionar.
Ver todos os comentários | 0 |