O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) promove nesta sexta-feira (14) ações em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue. As ações acontecem nos hemocentros de Teresina, Parnaíba, Picos e Floriano.
Em entrevista ao GP1, o diretor do Hemopi, Jurandir Martins, explicou que as ações fazem parte do calendário ‘Junho Vermelho’, que tem como objetivo incentivar a população do país para a doação de sangue.
- Foto: Thais Souza/GP1Jurandir Martins
De acordo com o diretor, a Organização Mundial de Saúde recomenda que pelo menos 3% da população do país seja doadora de sague. No Brasil, no entanto, o número alcançado é de apenas metade e por conta disso hemocentros encontram dificuldade para atender a demanda.
“É um momento que a gente chama as pessoas, a gente tenta ao máximo fazer educações em saúde, passar os conhecimentos necessários sobre a doação de sangue, tentando desmistificar a doação. Acredito que o maior bloqueio da população é o desconhecimento. Não é tão complicado quanto as pessoas pensam. Você ajuda a salvar as pessoas que estão precisando diariamente desse sangue”, explicou o diretor.
- Foto: Lucas Dias/GP1Doador de sangue
Agradecer
Além de convidar a população para doar sangue, Jurandir conta que é tempo de agradecer aos que fazem parte de campanhas e fazem doações em outras épocas do ano. No Hemocentro de Teresina, localizado na Rua Primeiro de Maio, houve café da manhã, corte de bolo e atrações artísticas para atrair o doador.
“É uma forma de agradecimento aos que estão ajudando, doando sangue durante todo o ano, dia a dia, aqueles parceiros que realizam inúmeras campanhas conosco”, completou o diretor do hemocentro.
Insubstituível
O diretor do Hemopi relembrou a importância doação de sangue, tendo em vista que o sangue só pode ser encontrado caso seja doado.
“Nada substitui o sangue, não é uma coisa que você pode encontrar em uma farmácia como um remédio ou algo do tipo. A única forma da gente ter sangue é se alguém doar, então por isso que a gente divulga e tem essas ações. O intuito é agradecer aos que doam e chamar os que ainda não doam”, finalizou Jurandir.
- Foto: Lucas Dias/GP1Hemopi
Como doar
Estão aptas para doar pessoas com idade ente 18 e 69 anos; jovens de 16 e 17 anos precisam de um representante legal. É necessário também pesar mais de 50 kg, estar saudável e alimentado e portar um documento oficial com foto.
O Hemopi de Teresina fica aberto de segunda a sábado das 7h30 às 18h, inclusive no horário de almoço. Os hemocentros regionais, que ficam em Parnaíba, Picos e Floriano funcionam de segunda a sexta das 8h às 18h.
Ver todos os comentários | 0 |