Em entrevista ao GP1, o diretor do Hemopi, Jurandir Martins Filho, chamou a população para doar sangue e plaquetas durante o período de fim de ano. De acordo com o gestor, o estoque de sangue do hemocentro é estável, mas durante o fim do ano cai drasticamente o número de doações, podendo afetar o estoque do Hemopi.
“A gente precisa sempre conclamar a população do Piauí para doação de sangue. Sabemos que agora em dezembro, durante os eventos natalinos, véspera de fim de ano, as pessoas tendem a ter outras prioridades em vez da doação de sangue. E a gente precisa ter sangue no Hemopi. A necessidade é constante, diária. Hoje estamos com estoque regular, mas amanhã, na próxima semana, continuaremos a precisar de sangue e de doadores”, afirmou.
O Hemopi é o único hemocentro do Piauí e atende toda a rede pública e privada do estado. Jurandir aproveitou a oportunidade para frisar que nada substitui o sangue, sendo, portanto, um ato de solidariedade fazer doação. “Nada substitui o sangue, não é uma coisa que você pode encontrar em uma farmácia como um remédio ou algo do tipo. A única forma da gente ter sangue é se alguém doar”, destacou.
O Hemopi em Teresina fica na Rua Primeiro de Maio, numeral 235, no Centro Sul. O prédio fica nas proximidades do Hospital Getúlio Vargas. Há também hemocentros em Parnaíba, Picos e Floriano.
Confira o horário de funcionamento no período de fim de ano:
Nesta quarta-feira (25), o hemocentro se encontrará fechado para doações, reabrindo na quinta-feira (26) em horário normal, das 7h15 às 18h, sem fechar durante horário de almoço.
No dia 31 de dezembro, véspera de Reveillón, o Hemopi funciona das 7h15 às 16h. No dia 1º de janeiro o hemocentro fecha e reabre no dia 2 em horário normal, das 7h15 às 18h.
Quem pode doar
Pessoas com idade ente 16 e 69 anos, sendo que menores de idade precisam estar acompanhados dos responsáveis, pesar acima de 50 kg, ter dormido no mínimo 6 horas, estar saudável e bem alimentado, não ter bebido nas últimas 12 horas e não ter fumado nas últimas 2 horas. É necessário apresentar documento original com foto.
Quem não pode doar
Não podem doar pessoas que fizeram tatuagens em um período inferior a 12 meses, mulheres grávidas, pessoas que tomaram antibióticos nos últimos sete dias, pessoas que já contraíram malária, hepatite e outras doenças infectocontagiosas.
Ver todos os comentários | 0 |