O advogado Charlles Max foi nomeado na manhã dessa sexta-feira (29) como juiz eleitoral para compor a Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI). Ele assume o cargo na categoria de jurista para o biênio 2019/2021.
O advogado assume a vaga deixada por Astrogildo Mendes Assunção, que teve o mandato encerrado no dia 10 de outubro deste ano. Charlles foi escolhido para o cargo após uma votação no Tribunal de Justiça do Piauí que definiu uma lista tríplice. Os nomes foram encaminhados para o TRE, que depois enviou a lista ao Tribunal Superior Eleitoral, que publicou edital com os nomes e encaminhou a lista ao presidente Jair Bolsonaro, que foi quem escolheu Charlles.
O mais novo juiz eleitoral afirmou que leva a sua experiência como advogado para o cargo. “Aqui é um novo desafio, eu sou advogado militante, o ato de julgar não é uma coisa fácil, é uma experiência nova e espero contribuir com a minha experiência. Em todos os TREs do Brasil existe essa composição, justamente para dar uma visão diferenciada. Temos uma eleição municipal que se aproxima, a eleição no Piauí é gigantesca. Temos 224 municípios, são muitos eleitores e muitos candidatos e a Justiça Eleitoral está organizada para estar em todos os municípios fiscalizando, para que as pessoas possam votar tranquilamente”, destacou.
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, desembargador Paes Landim, afirmou que o novo membro irá contribuir bastante com a Corte. “Avalio positivamente [a sua chegada] e não poderia ser diferente, o Charlles Max é um advogado de larga experiência política, em vários campos de direito, então esperamos que ele traga todo o seu conhecimento para contribuir para jurisprudência do tribunal”, disse o desembargador.
O presidente da OAB-PI, Celso Barros de Melo, acredita que Charlles fará um bom trabalho. “O TRE é uma corte composta por esses sete membros, sendo que dois são membros da OAB, os chamados juristas. E aqui estamos participando da posse do Charles Maxx que foi indicado pelo Tribunal e Justiça e nomeado pelo presidente da República. Estamos muito satisfeitos com a indicação, nomeação e posse. Essa é uma corte diferente, composta por advogados, desembargadores, juízes de direito e juiz federal. No processo eleitoral é importante ter a participação de vários segmentos da justiça”, afirmou.
O deputado federal Júlio César (PSD) afirmou que a escolha por Charlles foi acertada. “O advogado Charlles é muito conhecido. Então essa escolha foi pela sua experiência, inclusive na área administrativa. Então eu como deputado fico feliz com a escolha, pela sua experiência e qualificação”, destacou.
A deputada federal Rejane Dias (PT) também se fez presente na solenidade de posse e ressaltou que Carlles "é um advogado respeitado, é um grande quadro para o TRE e desejo que Deus o abençoe, tendo em vista a importância da nossa corte para o fortalecimento da nossa democracia”.
Ver todos os comentários | 0 |