Fechar
GP1

Piauí

Bandido é condenado a 18 anos de prisão pela morte de Lara Fernandes

O julgamento aconteceu, nesta terça-feira (15), e foi presidido pela juíza da 2ª Vara do Tribunal Popular do Júri de Teresina, Rita de Cassia da Silva.

A juíza da 2ª Vara do Tribunal Popular do Júri de Teresina, Rita de Cassia da Silva, condenou Eduardo Pessoa Araújo a 18 anos e 11 meses de prisão, em regime fechado, pelo assassinato de Lara Fernandes. A jovem, de 23 anos, foi encontrada morta com um tiro na cabeça, no Rio Parnaíba, em novembro de 2018. O Júri aconteceu nesta terça-feira (15) e terminou por volta das 20 horas.

O Conselho de Sentença foi formado por 5 homens e 2 mulheres. O promotor João Malato Neto foi o representante do Ministério Público no julgamento e o defensor público Jeiko Leal Melo Hohmann Britto fez a defesa do réu.


  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Eduardo Pessoa Eduardo Pessoa

Durante o julgamento, Maria da Paz, irmã de Lara, disse que a família só queria Justiça. "Era de se esperar que ele negasse [a autoria], mas não tem como negar que ele teve um envolvimento amoroso com ela, que ele chegou a agredi-la já que ela chegou a ir até a delegacia. Foram feitas acusações contra ela, mas são infundadas porque ela já não está mais aqui para se defender", afirmou.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Julgamento Eduardo PessoaJulgamento Eduardo Pessoa

O defensor Jeiko Leal, em suas falas, tentou atribuir o crime a uma terceira pessoa, que de acordo com a promotoria até o julgamento de hoje, sequer foi arrolada no processo.

Eduardo deve cumprir a pena onde já está preso, na Penitenciária de Altos.

A denúncia

De acordo com a denúncia apresentada pelo Ministério Público do Estado do Piauí e recebida no dia 5 de fevereiro pela juíza Maria Zilnar, na manhã do dia 07 de novembro de 2018, Eduardo, mediante disparo de arma de fogo, matou Lara.

Investigações apuraram que a vítima possuiu um relacionamento amoroso extraconjugal com o acusado durante cerca de 4 anos. No entanto, a vítima estava buscando afastar-se do acusado em virtude dele ser bastante ciumento e violento. Eduardo, contudo, não aceitava o término do relacionamento, chegando a proferir insistentemente diversas ameaças de morte contra a vítima, bem como a agredi-la fisicamente.

Conforme depoimentos testemunhais constantes do Inquérito Policial, na noite anterior ao crime, por volta das 19h, Eduardo buscou a vítima na casa onde ela estava hospedada e permaneceu conversando durante um tempo dentro do carro. Em seguida, vítima e acusado saíram juntos dentro do mesmo carro. Algumas horas depois, na manhã do dia seguinte o corpo de Lara foi encontrado na margem direita do Rio Parnaíba, com um tiro encostado de arma de fogo na cabeça.

Relembre o caso

O corpo de Maria de Lara Fernandes de Silva, de 23 anos, foi encontrado no Rio Parnaíba na manhã do dia 7 de novembro, na região da Santa Maria da Codipi, zona norte de Teresina.

  • Foto: Facebook/Lara FernandesLara Fernandes Lara Fernandes

De acordo com os policiais do DHPP, funcionários de uma draga estavam trabalhando no local, quando se depararam com um corpo no rio e resolveram levá-lo até a margem. Os bombeiros foram acionados, juntamente com a Polícia Militar, mas ao perceberem que havia uma marca profunda na cabeça da vítima a perícia criminal foi acionada, juntamente com o DHPP, pois se tratava de um homicídio.

O caso foi repassado para o Núcleo de Feminicídio, e a delegada Luana Alves é a responsável pela investigação. Eduardo foi preso pela Polícia Militar, no dia 1º de dezembro, na cidade de Piracuruca suspeito de praticar furtos e arrombamentos.

Operação “Vidro de Aço”

Eduardo já havia sido detido no ano de 2015 durante a Operação “Vidro de Aço” deflagrada pelos investigadores do 12º Distrito Policial, em Teresina, acusado de integrar uma quadrilha especializada em arrombamentos de veículos na zona leste.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Juíza recebe denúncia contra acusado de matar Lara Fernandes

Acusado de matar Lara Fernandes é preso pela PM em Piracuruca

Acusado de matar Lara Fernandes já havia sido preso em operação

Mulher encontrada morta no Rio Parnaíba em Teresina é identificada

Corpo de mulher é encontrado no Rio Parnaíba com sinais de violência

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.