O governador Wellington Dias decretou luto oficial de três dias pela morte do arcebispo emérito de Teresina, Dom Celso José Pinto da Silva, na madrugada desta sexta-feira (28), aos 84 anos.
O decreto destacou a amplitude da obra social e cristã de Dom Celso no Piauí e se solidarizou com os católicos e cristãos, “a quem nos juntamos em oração como parte de nossa profunda gratidão pela profissão de fé deste pastor que ficará para sempre registrado em nossa memória, merecendo, portanto, o respeito, o reconhecimento e homenagem do Governo e do Povo do estado do Piauí”.
- Foto: Arquidiocese de TeresinaDom Celso José
Dom Celso assumiu o comando da Arquidiocese de Teresina em maio de 2001 e foi arcebispo da capital piauiense até setembro de 2008, tendo sido o 5º arcebispo de Teresina nomeado pelo Papa João Paulo II, tendo realizado expressivo trabalho de evangelização do povo piauiense através do seu lema episcopal “para servir”.
O velório de Dom Celso teve início às 14h, com missa que realizada pelo arcebispo Dom Jacinto. Depois às 17h será realizada a segunda missa, comandada pelo padre Fábio Fernandes e às 20h o padre Deodato Felipe realiza a celebração.
Padre Tony realizará outra missa à meia noite e às 6h, bispos amigos de Dom Celso, que são da Bahia, finalizam. A cerimônia será finalizada às 8h, de sábado (29), com as honras fúnebres.
Morte
Dom Celso sofreu uma parada cardiorrespiratória, nesta madrugada, e foi encaminhado até o Hospital de Urgência de Teresina por uma equipe médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas Dom Celso não resistiu e faleceu no hospital.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Velório de Dom Celso terá programação com várias missas
Wellington Dias lamenta morte de Dom Celso José em Teresina
Arcebispo emérito de Teresina Dom Celso José morre aos 84 anos
Ver todos os comentários | 0 |