O Governo do Estado, através da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMAR, realiza nesta quinta-feira, a entrega do Certificado do Cadastro Ambiental Rural – CAR - para 700 famílias de agricultores do município de Monte Alegre do Piauí.
A solenidade acontecerá, às 8h, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Monte Alegre, com o apoio de toda a diretoria sindical. Na ocasião, o secretário Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Robério Barros, falará aos trabalhadores sobre a importância do cadastramento e o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Semar.
Durante os cursos de capacitação realizados pela Semar, técnicos e auditores fiscais explicam aos participantes, que o CAR é um registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais. Ele, também, tem como finalidade, integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente - APP, das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento. Pela lei, o cadastro é pré-condição para o ingresso nos processos de regularização ambiental e dele dependerá, no futuro, o acesso ao crédito rural.
O CAR nos estados e municípios do Cerrado dá escala as ações que reduzem o desmatamento, a degradação florestal e, por consequência, as emissões de gases de efeito estufa.
De acordo com o secretário Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Robério Barros, é importante enfatizar que a região Sul do Estado do Piauí tem se destacado como uma grande fronteira agrícola do País, atraindo imigrantes de estados como Rio Grande do Sul e Paraná devido aos preços atrativos e qualidades das terras piauienses para o cultivo de grãos, a exemplo da soja e do milho. “A Semar continuará com as ações de apoio aos trabalhadores rurais, com cursos de capacitação, bem como as atividades de educação ambiental junto aos municípios”, enfatiza Robério Barros.
Ver todos os comentários | 0 |