O governador Wellington Dias (PT) publicou decreto de nº 17.864 criando a Câmara Setorial da Biotecnologia no Estado do Piauí, que terá caráter consultivo e propositivo com o objetivo de desenvolver essa área.
No Piauí existem várias Câmaras Setoriais, onde o objetivo é promover encontros com representantes de vários órgãos que tratam de uma área específica, para que sejam criadas diretrizes e estratégias para desenvolvimento do setor, com a elaboração até mesmo de projetos de lei.
- Foto: Marcelo Cardoso/GP1Wellington Dias
No decreto, o governador afirmou que essa Câmara Setorial irá acompanhar junto aos órgãos e entidades competentes a implementação das propostas e projetos, vem como impactos das medidas tomadas, também deverá promover o diagnóstico sobre múltiplos aspectos envolvendo a Biotecologia, assim como propor e encaminhar solução para o desenvolvimento da Biotecnologia Piauiense.
A biotecnologia pode ter várias aplicações, desde a área da medicina, do meio ambiente, além da agricultura e produção de alimentos. De forma simplificada, ela é o uso da tecnologia para o desenvolvimento de organismos vivos, tanto no sentido de criar ou modificar produtos específicos. No caso da agricultura ela pode ajudar, por exemplo, no melhoramento genético de plantas e na produção de fertilizantes. Na medicina ela pode ajudar na produção de anticorpos em laboratórios, pesquisa com células-tronco, tratamentos para doenças como o câncer, entre outras coisas.
Na Câmara Setorial vai ter representantes da superintendência federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do Sindicato das Indústrias Química e Farmacêutica, da Empresa BZ Agro no Piauí, da Polícia Federal, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, da empresa Babcoall do Piauí, da Embrapa Meio Norte, do Sebrae, do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), da Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino e Extensão, do Grupo Centroflora, entre outros.
Ver todos os comentários | 0 |