Será realizado nesta quinta-feira (26) o leilão da Companhia de Energética do Piauí (Cepisa) que atualmente é controlada pela Eletrobras Distribuição Piauí. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é o responsável pelo leilão.
Pelo menos quatro empresas, a Equatorial Energia, a Energisa, a Neoenergia (controlada pela espanhola Iderdrola) e a italiana Enel, teriam apresentado propostas para comprar a Eletrobras Piauí. As propostas foram apresentadas no dia 23 de julho, mas até o momento o governo não informou oficialmente o nome das empresas interessadas.
- Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Eletrobras Distribuição Piauí
Nesta quinta-feira o leilão começará às 10h, na B3, em São Paulo. A Cepisa será vendida pelo valor simbólico de cerca de R$ 50 mil e a disputa, na prática, se dará entre os grupos que oferecerem o maior desconto para a tarifa definida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Além de comprar a empresa, o investidor também deverá realizar um aporte de capital mínimo inicial de R$ 720 milhões na Cepisa.
Governo do Piauí é contra
O governador já ingressou com ação no Supremo Tribunal Federal contra a privatização, porque em 1998 a Cepisa foi repassada para a União e incorporada a Eletrobras. Na ocasião o Governo do Piauí pagou todas as dívidas da empresa, para que ela não fosse repassada com débitos.
A União se comprometeu a pagar esse valor proveniente da dívida, mas esse pagamento para o Estado do Piauí nunca aconteceu. Agora Wellington Dias tenta impedir a venda da Cepisa.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
BNDES aprova documentos de interessados na Cepisa e confirma leilão
Governador Wellington Dias pede suspensão do leilão da Cepisa
Leilão de distribuidoras da Eletrobras será mantido, decide STF
Ver todos os comentários | 0 |