Após detectar alguns dos problemas enfrentados no quesito acesso à internet em alta velocidade nas escolas, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Gerência de Tecnologia da Informação (GTI), inicia um conjunto de ações que visam a melhoria e solução dos problemas enfrentados. Uma destas ações será a implantação do Programa Pacnet neste primeiro semestre de 2018.
As escolas beneficiadas com o Programa de Autonomia das Unidades Escolares (Pactue), recurso financeiro direcionado para manutenção das escolas, receberão um valor mensal para custear a contratação e gerenciamento de um provedor local de internet que supra todas as necessidades da unidade escolar.
Com o Pacnet, a Seduc objetiva solucionar os problemas de conexão das escolas, dando prosseguimento às próximas etapas já desenvolvidas pela Gerência de Tecnologia da secretaria que, durante o ano de 2017, adquiriu firewall de segurança para todas as escolas estaduais (blockbit).
"Com esses equipamentos, conseguimos obter uma excelência na quantidade de internet que está chegando a cada unidade e delimitar uma política de segurança para não permitir o acesso a sites indevidos, além do bloqueio de alguns links de internet indesejáveis que possam realizar a propagação de vírus de alta complexidade para os equipamentos de tecnologia utilizados em cada escola", explica o gerente de Tecnologia da Informação da Seduc, Jorge Tajra.
De acordo com o gestor, as escolas serão livres para contratar o provedor que melhor atenda suas necessidades, desde que obedeça aos critérios básicos de regras e políticas inseridas no programa. "Faremos o repasse mensalmente para cada escola para o custeio dessa despesa e devemos receber a nota fiscal de prestação dos serviços, por meio do sistema desenvolvido especialmente para acompanhamento do projeto", explica Tajra.
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