Agentes penitenciários do Piauí podem deflagrar greve ainda neste mês. De acordo com José Roberto, presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), uma assembleia está marcada para o dia 20, quando a categoria decidirá se cruzará ou não os braços.
- Foto: Brunno Suênio/GP1José Roberto, presidente do Sinpoljuspi
Ao GP1, José Roberto enumerou quatro pontos principais que estão mobilizando a categoria em torno da possibilidade de greve: reajuste salarial, reformulação do estatuto dos agentes penitenciários, promoção dos profissionais e convocação dos aprovados no último concurso público.
“Em acordo celebrado no Tribunal de Justiça TJ no dia 26 de setembro do ano passado, em audiência mediada pelo desembargador Edvaldo Moura, o estado se comprometeu em iniciar as negociações relativas ao reajuste salarial imediatamente, mas até o presente momento o estado tem permanecido inerte. Descumpriram outro ponto do acordo, que era a reforma do estatuto, que é de 2004. É necessária uma reformulação, para que seja adequado à nova realidade em que vivemos. Tem também a questão das promoções dos agentes penitenciários que deveriam ser promovidos no dia 18 de janeiro e até o momento nada. Por último, tem a questão dos concursados, o Governo se comprometeu a chamar todos os aprovados no concurso para o curso de formação, mas chamou somente 150 e 166 continuam a ver navios”, declarou José Roberto.
Ver todos os comentários | 0 |