“Buscar onde sobra e deixar onde falta”. Com essa linha de trabalho o programa Mesa Brasil Sesc conseguiu arrecadar e distribuir pouco mais de 484 mil quilos de alimentos no Piauí, em 2017. Foram beneficiadas de 127 mil pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar e social, graças às doações dos empresários piauienses.
Os dados são da Coordenação Regional do programa no Piauí, que comemora o cumprimento da meta em 138,31%. “O empresariado está mais sensível às questões sociais”, destaca o presidente da Fecomercio Sesc/Senac no Piauí, Valdeci Cavalcante.
O programa Mesa Brasil Sesc não atua apenas em Teresina, possui sedes em Parnaíba e Picos, por onde são distribuídos os alimentos recolhidos para mais de 30 cidades piauienses.
- Foto: Divulgação/AscomPrograma Mesa Brasil
O Mesa Brasil também promove ações educativas direcionadas aos profissionais e voluntários das entidades sociais e aos colaboradores das empresas doadoras. São ações relacionadas às políticas estruturantes de segurança alimentar e nutricional, promovendo a transformação de saberes e práticas para melhorar a prestação de serviços nas entidades, evitando desperdícios de alimentos.
Foram realizadas 41 ações dentre palestras, seminários, encontros, orientações, rodas de conversa, oficinas de aproveitamento de alimentos e geração de renda, além de cursos que capacitaram 1.104 multiplicadores. “Tivemos impactos positivos nas entidades sociais referentes ao fortalecimento da sustentabilidade institucional, na reeducação alimentar e no combate ao desperdício de alimentos."
A equipe do Mesa Brasil realizou 88 visitas de cadastramento e monitoramento às entidades sociais e 156 visitas de fidelização e captação de novos doadores.
Mesa Brasil – 2018
· 484 mil kg de alimentos
· 127 mil pessoas atendidas
· 41 ações educativas
· 88 visitas de cadastramento
· 156 visitas de fidelização e captação de novos doadores
Ver todos os comentários | 0 |