A Receita Federal informou nesta terça-feira (02), que 228.809 contribuintes do Piauí efetuaram a Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física dentro do prazo, que terminou na última sexta-feira, 28 de abril. Segundo a Receita, eram esperadas pelo menos 230 mil.
O número de declarações retidas em malha, inicialmente, registra 9.457. Por outro lado, 81.033 declarações apresentam restituição de imposto a serem recebidas pelos contribuintes, a partir de 16 de junho.
A multa por atraso na entrega da declaração é crescente, de 1 % a cada mês de atraso, podendo atingir 20% do valor devido na hipótese de postergação. O valor mínimo da multa por atraso é R$ 165,74. O contribuinte inadimplente fica impedido de obter certidão negativa da Receita Federal e o cadastro de pessoa física do contribuinte (CPF) passa à situação "Pendente de Regularização".
- Foto: DivulgaçãoImposto de Renda
O contribuinte que entregou dentro do prazo e, mesmo assim, precisa retificar, ou seja, fazer alguma alteração, não pagará multa. A declaração retificadora já pode ser transmitida a partir desta terça (02).
Malha fina
Para saber se caiu na malha fina, ou seja, se teve seu IR retido para verificações é necessário que o contribuinte acesse o extrato da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física de 2017, disponível no portal e-CAC da Receita Federal. Para acessar é necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal, ou certificado digital emitido por autoridade habilitada.
De acordo com a Receita Federal, o acesso ao extrato, por parte dos contribuintes, também permite conferir se as cotas do IRPF estão sendo quitadas corretamente; solicitar, alterar ou cancelar débito automático das cotas, além de identificar e parcelar eventuais débitos em atraso, entre outros serviços.
Ver todos os comentários | 0 |