As mulheres gestantes e/ou puérperas (que deram à luz recentemente) privadas de liberdade do Sistema Penitenciário do Piauí contarão com a Casa da Gestante no Sistema Prisional, que será criada pela Secretaria de Estado da Justiça em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, com o objetivo de tentar oferecer um atendimento mais humanizado e mais qualidade de vida para a mulher e a criança.
O secretário de Justiça, Daniel Oliveira, se reuniu na tarde desta quinta-feira (02) com o secretário de Saúde, Francisco Costa, para tratar da concepção e execução do projeto, que seguirá o modelo da Casa da Gestante, que já realiza atendimentos com o apoio da Maternidade Dona Evangelina Rosa.
- Foto: Divulgação/ AscomReunião para tratar da implantação da Casa da Gestante
“Nosso objetivo é garantir que a mãe e o bebê possam ter um convívio, durante o período de gestação e amamentação, em um ambiente de mais qualidade, mais salubre e mais humanizado, ainda que aquela mãe esteja cumprindo as regras de segurança do sistema prisional”, explicou Daniel Oliveira.
O secretário de Saúde, Francisco Costa, informou que o projeto será apresentado pelo governador Wellington Dias à presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia. “Esse projeto é pioneiro para fazer um atendimento qualificado, humanizado, de assistência às mulheres privadas de liberdade”, destacou.
- Foto: Lucas Dias/GP1Casa da Gestante
A primeira unidade da casa será construída na zona sul de Teresina, nas proximidades da maternidade do bairro Promorar.
Ver todos os comentários | 0 |