Fechar
GP1

Piauí

Fiepi realiza seminário para pequenos empresários piauienses

objetivo é orientar e mostrar aos empresários piauienses as perspectivas de comércio exterior e estratégias de acesso aos mercados internacionais.

Acontece nesta terça-feira (23) na Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi), o seminário “Negócios Internacionais para micro, pequenas e médias empresas”. O evento iniciou às 8h e se estende por toda a tarde. O objetivo é orientar e mostrar aos empresários piauienses as perspectivas de comércio exterior e estratégias de acesso aos mercados internacionais.

O seminário é organizado pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet) em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Fiepi, Companhia de Terminais Alfandegados do Piauí – Porto PI e SEBRAE-PI.


  • Foto: Lucas Dias/GP1Seminário “Negócios Internacionais para micro, pequenas e médias empresas” na FiepiSeminário “Negócios Internacionais para micro, pequenas e médias empresas” na Fiepi

O consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Rodrigo Han, é um dos palestrantes do evento. Em entrevista, ele destacou as formas de fugir da crise através da exportação. “Olhar para os mercados externos é uma alternativa que certamente poderá demandar bens e serviços para alavancar a produção do pequeno, micro e médio empresário. Nossa expectativa é que o empresariado piauiense já tenha vislumbrado essa possibilidade de acessar esses negócios como alternativa à economia que não está tão bem no mercado interno”, disse o consultor do Bid.

Rodrigo Han também descreveu a importância da palestra que ele ministrará durante o seminário. “Discutiremos basicamente a criação de uma alternativa ao mercado interno que atualmente tem uma performance muito dificultosa para o pequeno, micro e médio empresário. Ao olhar para mercados externos, o empresário basicamente cria uma alternativa de geração de renda, como um canal de distribuição, uma parceira, uma inserção no seu bem ou serviço no mercado consumidor e assim fazendo, ele tem a possibilidade de se desviar da atual crise macro econômica mundial”, pontou.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Consultor do BID, Rodrigo HanConsultor do BID, Rodrigo Han

Ainda durante o evento, será apresentado aos participantes o Plano Nacional da Cultura Exportadora, que é um programa do Governo Federal e a plataforma de negócios virtual do BID, ConnectAmericas, cujo principal objetivo é ajudar micros, pequenas e médias empresas a ingressar no mercado internacional enfrentando obstáculos que ainda impedem essas organizações de exportar, como por exemplo a falta de acesso a informações técnicas, contatos de negócios confiáveis e acesso a financiamentos.

“A plataforma é gratuita. É multilíngue (português, inglês e espanhol). Temos mais de 60 mil empresas participando da plataforma e é amplamente aberta para a contribuição dos participantes. Os agentes colaboradores com materiais de suma importância são agentes transformadores e muito relevantes no comércio internacional, como agências de comércio bilateral, instituições de apoio a microempreendedor, como o Sebrae; a Fiepi; os Governos do Estado, como do Piauí, e vários outros, mundo afora, estão dentro dessa plataforma, contribuindo com material, com informações, com vontade de fazer as micro, pequenas e médias empresas a participarem cada vez mais”, descreveu Rodrigo Han sobre o ConnectAmericas.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Seminário “Negócios Internacionais para micro, pequenas e médias empresas” na FiepiSeminário “Negócios Internacionais para micro, pequenas e médias empresas” na Fiepi

A Plataforma ConnectAmericas é gratuita e é fácil se inscrever. O consultor do BID esclarece que ao preencher o cadastro, quanto mais completo for, mais fácil será para parceiros no exterior identificá-los e fazer negócios com o Piauí. “A rede empresarial ConnectAmericas é dedicada a promover o comércio exterior e o investimento internacional. A iniciativa do BID tem como missão ajudar as micro, pequenas e médias empresas a fortalecerem seus negócios, oferecendo acesso a comunidades de clientes, fornecedores e investidores da região e do mundo que são segmentados por indústria”, finalizou.

No Brasil, Rodrigo Han disse que o produto de maior destaque no mercado exterior são os bens de consumo, alimentação e vestuário. No Piauí, é preponderante e com participação relevante, mas não marjoritária, a exportação do mel.
As inscrições para participar do Seminário “Negócios Internacionais para micro, pequenas e médias empresas” ainda estão sendo realizadas pela internet no endereço eletrônico: https://eventosconnectamericas.mybusinessmatches.com/teresina.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Seminário “Negócios Internacionais para micro, pequenas e médias empresas” na FiepiSeminário “Negócios Internacionais para micro, pequenas e médias empresas” na Fiepi

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.