Na manhã deste domingo (13), aconteceu a tradicional homenagem aos heróis da Batalha do Jenipapo, em Campo Maior. A programação comemora os 193 anos da luta dos piauienses pela independência do Brasil.
Imagem: Lucas Dias/GP1Culto em ação de graças em Campo Maior
O culto em ação de graças teve início às 7h50min, na Primeira Igreja Batista em Campo Maior, com a presença do prefeito do município, Paulo Martins, governador Wellington Dias, secretário de governo Merlong Solano, deputado Aluísio Martins e o Coordenador de Comunicação João Rodrigues. O comandante da Polícia Militar, coronel Carlos Augusto, esteve presente à abertura, mas precisou ausentar-se por problemas pessoais.
Imagem: Lucas Dias/GP1Autoridades participam de culto em Campo Maior
O prefeito Paulo Martins comentou sobre a importância da batalha para a história nacional. “Foi aqui em Campo Maior que se reuniram cearenses, maranhense, vaqueiros para confrontar as tropas de Fidié, mandadas pelos portugueses, que decretaram a independência do Brasil, mas queriam o norte e nordeste. Hoje o Brasil é essa nação toda, porque essa batalha unificou o país, criou a condição de ser um Brasil só”, lembrou.
Imagem: Lucas Dias/GP1Culto em ação de graças pelos 193 da Batalha do Jenipapo
O governador Wellington Dias ressaltou o valor das lutas sociais. “Estamos aqui não só orando, mas homenageando os que ajudaram a consolidar nossa independência e também homenageando os que continuam prestando relevantes serviços ao Piauí e ao Brasil”, disse.
Imagem: Lucas Dias/GP1Solenidade cívico militar
A solenidade Solenidade cívico-militar teve início às 10h, após visita ao cemitério onde estão sepultados os corpos dos heróis da batalha. Foram entregue 68 medalhas entre “Heróis do Jenipapo” e “Mérito Renascença”. Estiveram presentes o senador Ciro Nogueira, os deputados federais Assis Carvalho, e Iracema Portella, o secretário estadual de Segurança Fábio Abreu, os deputados estaduais Ziza Carvalho e Cícero Magalhaes, o Secretário Estadual de Justiça Daniel Oliveira, O Secretário Estadual de Saúde Francisco Costa, a prefeita de Cocal de Telha Ana Célia, o prefeito de Hugo Napoleão, Hélio, vereador Dudu, deputado estadual Dr. Pessoa, Antônio Felix, secretário de Desenvolvimento Rural Francisco Lima. Imagem: Lucas Dias/GP1Governador entrega medalhas
“Aqui neste local foram cravados os maiores sentimentos que o homem deve ter, o sentimento de liberdade, de democracia, de convencimento. Com essa batalha nós unimos esse país e nós queremos manter esse país unido, não somente em território, mas unidos como povo brasileiro para que sejamos um só com sentimento de querer bem para o nosso povo, andar com a verdade. Esse sentimento sai de Campo Maior para o Piauí e para o Brasil”, declarou o deputado estadual Antônio Félix. Imagem: Lucas Dias/GP1Solenidade cívico-militar em Campo Maior
O Secretário Estadual de Cultura, Fábio Novo, assinou documento de compromisso para abertura do processo de licitação para reforma do Monumento Heróis Batalha do Jenipapo. A obra tem orçamento superior a R$ 600 mil, derivados de emendas parlamentares. Confira os homenageados:
Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí
Cavaleiro
1. Antônio Francisco da Paz Macedo
Primeiro Sargento da Polícia Militar, exercendo a função de Comandante do Grupamento de Coivaras. Foi Delegado de Polícia nos municípios de Sigefredo Pacheco, Cocal de Telha, Boqueirão e Coivaras. É formado em Pedagogia e em Ciências da Religião, com pós graduação em Segurança Pública. Está cursando o nono período do curso de Direito.
2. Antônio Miranda de Sousa
Diretor do Museu do Couro e do Monumento Heróis do Jenipapo. É natural de União e grande defensor da cultura piauiense. Acredita que é através dela que se consegue manter viva a memória de um povo e, em especial, a história da Batalha do Jenipapo.
3. Antônio Sousa Matos
Subtenente, servindo no 25º. Batalhão de Caçadores. Tem Especialização em Paraquedista. Já serviu em Santa Catarina, Amazonas e Pará.
4. Emerson Alves Cavalcante
Primeiro Sargento, exercendo a função de auxiliar da 2ª. Seção – Serviço de Inteligência do 2º. BEC. Cursou a Escola de Sargentos das Armas em Três Corações, em Minas Gerais.
5. Francisco Bezerra Lima
Campomaiorense, nasceu na Localidade Baixinha, hoje município de José de Freitas. Dedicou toda sua vida à Agricultura Familiar. Foi o primeiro presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sigefredo Pacheco. Através dos movimentos populares, teve a oportunidade de levar vários projetos e melhorias para a comunidade onde mora – Alerquim.
6. Francisco das Chagas Carvalho Brito
Bacharel em Teologia, com Especializações em Ensino Religioso e em Ensino Superior. Tem Curso de Habilitação a Oficial e presta serviços para a Polícia Militar.
7. José de Jesus Rodrigues Oliveira
Primeiro Sargento, exercendo a função de encarregado de material da companhia de comando e apoio do 2º BEC. Já foi comandante do Tiro de Guerra de Parnaíba. É formando em Administração.
8. Jovelina Lopes da Silva
Natural de Campo Maior. Dedica-se a realização de trabalhos sociais e religiosos. Liderança atuante nos movimentos sociais. Como liderança religiosa, atua na catequese de crianças, jovens e adultos. Irmã Joselina, como é conhecida, já foi coordenadora de programas socais, como o sopão e centro de idoso.
9. Raimundo Pereira de Sousa
Conhecido como Rosa Bernardo. Nasceu em Campo Maior, em 12 de setembro de 1930. Filho de vaqueiro. Foi alfabetizado em sua própria residência, mas sua maior vocação era mesmo seguir os passos do pai – ser vaqueiro. Exerceu essa profissão desde adolescente. Até hoje, aos 85 anos, cuida do seu rebanho. É o vaqueiro mais idoso, ainda na ativa, no município de Campo Maior.
10. Rivaldo Alves de Lima
Subtenente, servindo no 25º. BC. Bacharel em Direito e Técnico em Contabilidade. Serviu em organizações militares nos estados do Ceará, Pará e Rondônia.
Oficial
1. Alcilene Alves de Araújo
Doquinha, como é conhecida, nasceu em Colónia do Gurguéia. Graduou-se em Enfermagem e Obstetrícia. É pós-graduada em Saúde Pública. Amante da profissão, passou a desenvolver trabalho junto a comunidade carente.
2. Bertony Matias Soares
Major Engenheiro, atualmente responsável pelo controle das obras do 2º. Batalhão de Engenharia de Construção. É Bacharelado em Ciências Militares, com Especialização em Base Geo-Histórica e Estratégia e Mestrado em Operações Militares.
3. Carla Margarida Maria Bahury de Souza Ramos
Iniciou os estudos de piano aos 11 anos de idade. No começo dos anos 80, iniciou suas apresentações na noite teresinense. Produziu vários shows em nível nacional. Desenvolve atividades como pianista e produtora.
4. Domingos Ribeiro do Carmo
Médico Veterinário. Estudou até os 18 anos na zonal rural de Campo Maior. Repetiu várias vezes a quarta série, pois tinha que ajudar o pai na lida com os animais. Concluiu o segundo grau em 1989, ano em que foi aprovado no vestibular pela Universidade Federal do Piauí.. Tem vasta experiência profissional, tendo como destaque o trabalho em áreas de assentamento nos municípios de Campo Maior e Sigefredo Pacheco.
5. Edcarlos José da Costa
Advogado e Economista. Formou-se em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Piauí e em Direito pela Universidade Estadual. É pós-graduado em Direito Público. Na política, é liderança na região.
6. Flávio Miranda Torres
Formado em Engenharia Civil, com grandes obras erguidas em vários municípios piauienses. É Diretor Administrativo da Tecon Engenharia Ltda.
7. Francisco Alves da Silva
Natural de Campo Maior, Thesco Silva, como é conhecido, é formado em Direito. Foi professor tendo lecionando em colégios de Campo Maior. Como radialista, trabalhou em algumas rádios da cidade. Foi Secretário de Planejamento da Prefeitura de Campo Maior. Publicitário, é o atual Diretor Comercial da Rede Antena 10, afiliada a Rede Record.
8. João Francisco de Sousa
Formado em Medicina, pela Universidade Federal do Piauí. Tem Especialização em Cardiologia e em Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista. Presidiu a Sociedade Piauiense de Cardiologia.
9. João Francisco Lima Neto
Servidor Público Municipal do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Campo Maior. É o atual diretor geral da autarquia e diretor financeiro da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento. É formado em Direito e em História.
10. Lorena Gomes de Souza Campelo
Começou a carreira artística em 1974. No ano seguinte, subiu pela primeira vez ao palco do Theatro4 de Setembro, com o espetáculo “O Auto do Lampião”. Fundou o Grupo Raízes e participou da fundação da Federação de Teatro Amador do Piauí, do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos e Diversões do Estado do Piauí e da Fundação da Escola Técnica. É formada em Filosofia.
11. Paulo de Tarso Gomes Lopes
Bacharel em Direito, com estudos nas áreas de marketing, comércio exterior, propaganda e publicidade. Empresário do ramo de comunicação, com mais de vinte anos de serviços prestados. É o Diretor Institucional do Sistema Meio Norte de Comunicação.
12. Reginaldo Vieira de Moura
Natural de São Félix do Piauí, de onde é o atual prefeito. Desde criança, sempre teve muita facilidade em se comunicar e servir ao próximo.
13. Valter Alencar Neto
É formado em Comunicação Social, com Habilitação em Publicidade e Propaganda. É um dos sócios da TV Rádio Clube, emissora fundada por seu avô. Também desenvolveu forte ligação com o setor agropecuário. Foi presidente e é o atual vice da Associação Piauiense de Criadores de Caprinos - APICCOVI
Comendador
1. Alessandro da Silva
Tenente-Coronel. Comandante do 2º. Batalhão de Engenharia de Construção. Entre as principais funções já desempenhadas foi Comandante da Companhia de Engenharia de Construção 4º. BEC, em Barreiras, na Bahia.
2. Augusto Pereira Filho
Formado em História e em Direito, com pós-graduação em História do Brasil, em Direito Eleitoral, em Gestão Pública Municipal e em Educação à Distância. Coordenador do Pólo de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil, em Campo Maior.
3. Bertoldo Francisco de Carvalho Neto
Major Engenheiro. Atualmente é o Subcomandante do 2º. Batalhão de Engenharia de Construção, em Teresina. É Bacharelado em Ciências Militares com Especialização em Base Geo-Histórica e Estratégica com Mestrado em Operações Militares.
4. Guilhermano Pires Ferreira Corrêa
Formado em Direito com pós-graduação em Direito pela UNB. Presidiu a Associação dos Fiscais da Receita Federal do Piauí. Atualmente, é Secretário de Estado de Transportes.
5. Kladson Taumaturgo Farias
Tenente-Coronel. Subcomandante do 25º. Batalhão de Caçadores. Bacharel em Ciências Militares, com pós-graduação em Inteligência de Segurança Pública, em Bases Geo-Histórica para a Formulação de Estratégia e em Gestão da Administração Pública com Mestrado em Ciências Militares.
6. Nuno Kauê dos Santos Bernardes Bezerra
Advogado. Bacharel em Ciências Contábeis. Especialista em Direito Previdenciário. Auditor Governamental da Controladoria Geral do Estado do Piauí. Professor acadêmico, Atual Controlador Geral do Estado.
7. Raimundo Arnaldo Soares Sousa
Campomaiorense. É formado em Direito e em História. Foi professor nos Colégios Alfabetoc e Leonardo Da Vinci, bem como na Universidade Estadual do Piauí – Campus Heróis do Jenipapo, em Campo Maior. É membro ativo da Loja Maçônica Mestre Araújo Chaves.
8. Renê Pedro de Aquino
Graduado em Geografia, com Especialização em Gestão Ambiental e Mestrado em Geografia. É professor da Universidade Estadual do Piauí, com diversas produções bibliográficas.
Medalha Heróis do Jenipapo
Primeira Entrada
1. Alessandro da Silva
Tenente-Coronel. Comandante do 2º. Batalhão de Engenharia de Construção. Entre as principais funções já desempenhadas foi Comandante da Companhia de Engenharia de Construção 4º. BEC, em Barreiras, na Bahia.
2. Aluísio de Souza Martins
Deputado Estadual. Nasceu na zona rural de Campo Maior. Começou a trabalhar aos 16 anos, numa sapataria da cidade. Estudou no Seminário Maior de Fortaleza, indo em seguida para o Seminário de Salvador. Formado em Direito, é Especialista em Processo Civil e Mestre em Direito, pela Universidade Católica de Brasília. Ingressou, por concurso público, no cargo de Advogado Público Federal e também como Professor Efetivo da Universidade Estadual.
3. Antônio Pereira da Silva
Primeiro Sargento, exercendo atualmente a função de auxiliar da Seção de Aquisição e Licitação. É formado em Ciências Contábeis, com pós graduação em Contabilidade e Orçamento Público e em Contabilidade à Distância
4. Benedito Inácio de Abreu Neto
Padre Benedito concluiu o Curso de Filosofia e o Curso de Teologia no Seminário Sagrado Coração de Jesus. Foi ordenado presbítero, na Igreja de Santa Luzia, em Coivaras. Foi pároco em São Raimundo Nonato e em Beneditinos.
5. Carlos Augusto Torres Santos
Campomaiorense. Bancário aposentado do Banco do Brasil, onde trabalhou por 30 anos. Eleito Vereador de Campo Maior em 2012, atualmente exerce a função de Secretário Municipal de Planejamento.
6. Carlos Magno Furtado Sousa
Primeiro Sargento de Saúde, designado para a função de Auxiliar da Sessão de Saúde da Subunidade do 2º. BEC. Incorporou as fileiras do Exército Brasileiro na Escola de Saúde do Exército, no Rio de Janeiro. Na vida civil, é formado em Letras e Literatura
7. Carlos Wagner Araújo Nery da Cruz
Juiz do Trabalho Titular da Vara do Trabalho de Bom Jesus. Professor Efetivo da Universidade Estadual do Piauí do Curso de Bacharelado em Direito. Graduado em Direito pela UFPI. Especialista em Direito e Processo do Trabalho e Mestre em Direito, pela PUC do Rio de Janeiro.
8. Daniel Carvalho Oliveira Valente
É gestor público, advogado licenciado, professor, palestrante, conferencista, especialista em Direito Público e Direito Privado pela UFPI. Durante sua militância na advocacia, ocupou vários cargos, tendo sido presidente do Instituto Piauiense de Direito Eleitoral. É autor de vários livros. É o Secretário de Justiça do Estado do Piauí.
9. Daniell Pires Ferreira
Formado em Direito, com especialização em Ciências Criminais. Professor da Academia de Polícia Civil (Acadepol). Delegado de Campo Maior.
10. Edilberto Borges de Oliveira
Vereador Dudu, de Teresina. Formado em Ciências Contábeis. Atua no ramo de restantes há mais de 20 anos. Na vida política, foi eleito em 2012, sendo o mais votado do seu partido. Preside a Comissão de Desenvolvimento Urbano e é membro efetivo da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final da Câmara Municipal de Teresina.
11. Edvaldo da Silva Lima
Bacharel em Direito. Professor licenciado em Letras Português. Vereador de Campo Maior, presidiu a Câmara Municipal, quando assumiu o cargo de prefeito da cidade.
12. Fábio Nunez Novo
É natural de Bom Jesus. Sua trajetória política começou aos 19 anos, quando foi eleito vereador na sua cidade. Foi Secretário Municipal de Educação e Cultura e a vice-prefeito da sua terra natal. É formado em Jornalismo e em Pedagogia. Foi presidente da Executiva Estadual do Partido dos Trabalhadores no Piauí por dois mandatos consecutivos. Assumiu uma cadeira na Assembleia Legislativa do Piauí, pela primeira vez, em 2008, como suplente do deputado estadual Olavo Rebelo. Em 2010, assumiu, como titular, o mandato de deputado estadual. Em 2014, foi reeleito deputado estadual. É o Secretário Estadual de Cultura.
13. Flávio Miranda Torres
Formado em Engenharia Civil, com grandes obras erguidas em vários municípios piauienses. É Diretor Administrativo da Tecon Engenharia Ltda.
Segunda Entrada
01. Francisco José Lima
Natural de Castelo do Piauí. Graduado em Medicina pela Universidade Sul Fluminense. Fez Especialização em Clínica Médica no Hospital Souza Aguiar e em Cardiologia pelo Instituto Cardiologia de Laranjeiras. Tenente Coronel do Quadro de Saúde da PM/PI. Foi Diretor Geral do HPM. É cardiologista clínico da UTI do Prontomed Adulto e do Hospital Santa Maria como médico da Estratégia Saúde da Família de Castelo do Piauí. Membro da Junta Médica de Saúde da PM/PI e Sócio Fundador do Centro de Reabilitação CEIR.
02. Francisco Valdeci de Sousa Cavalcante
Nasceu em Parnaíba. Graduado em Direito pela UFPI. Pós-Graduado em Direito do Trabalho, Administração de Recursos Humanos e Planejamento Educacional. É empresário do Setor de Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Recebeu várias comendas, dentre elas, Títulos de Cidadania de Teresina e de mais 12 municípios. Foi Diretor Regional do SENAC/PI; Vice-Presidente do SEBRAE/PI; Governador do Lions Internacional, Distrito LA-6 e outros cargos. Atualmente, é Presidente do Sistema FECOMÉRCIO SESC/SENAC no Piauí.
03. Gabriela Elisabeth Muller de Carvalho
Professora. Tem habilitação para ensina Geografia, Matemática, Física e Inglês pela Universidade do Estado de Zurique, na Suíça. Coordena o Projeto Adonia Piauí Norte, que tem como objetivo a realização de acampamentos musicais para crianças, jovens e famílias.
04. Grupo de Escoteiro Irapuan Rocha
Representado pelo seu Diretor-Presidente Arnaldo de Sousa Barros. O grupo foi fundado em 1972, filiado a União dos Escoteiros do Brasil e reconhecido por Decreto Federal como Utilidade Pública. Vem se destacando na cidade e em toda região pelos relevantes serviços de formação de crianças e adolescentes.
05. Hartônio Bandeira de Sousa
Formado em Direito. É o Advogado Procurador da cidade de Sigefredo Pacheco.
06. Ida Francisca de Oliveira
Professora da Rede Estadual de Ensino há 34 anos. Natural de Campo Maior. Militante cristã e sindical. Defensora dos direitos da mulher, entrou para a vida pública na década de 90 ao ser eleita primeira vereadora do Partido dos Trabalhadores em Campo Maior. É Teóloga, Pedagoga, Especialista em Paisagismo e Manejo Ambiental, além de Escritora.
07. João Henrique Ferreira de Alencar Pires Rebelo
Sua trajetória na vida parlamentar, pessoal e política é pautada no trabalho que desenvolve em favor da educação e saúde dos jovens piauienses. Fundador da Fundação Valter Alencar. Foi Vereador de Teresina e Deputado Estadual por quatro mandatos. Presidiu a ATI, foi Secretário de Justiça e hoje é o Secretário de Estado da Assistência Social e Cidadania.
08. José Agenor Álvares da Silva
Doutor Notório Saber em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz, Especialista em Saúde Pública pela Escola de Saúde Pública de Minas Gerais. Graduado em Farmácia e Bioquímica. Atualmente, é assessor da Fundação Oswaldo Cruz. Foi Ministro de Estado da Saúde de março de 2006 a março de 2007.
09. José de Almeida Gonçalves
Empresário. Natural de Valença do Piauí, de onde saiu na década de 40 para morar em Teresina, iniciando sua vida profissional. Começou a atuar no ramo empresarial de postos de combustíveis, adquirindo postos na cidade de Campo Maior. Tem investimentos também na área da pecuária e no ramo da hotelaria.
10. José de Ribamar Carvalho
É formado em Geografia e em Matemática. Foi o idealizador do cursinho popular aqui na cidade. Professor Universitário. Foi eleito Vereador em 2008 e já está no seu segundo mandato. Atualmente licenciado ocupando o cargo de Secretário Municipal de Educação.
11. José Erivam Lima dos Santos
Segundo Sargento, exercendo atualmente a função de mecânico de equipamento pesado, no 2º. BEC. Entre as funções já desempenhadas, foi chefe da equipe de mecânicos do Destacamento São Gonçalo do Amarante, em Natal, Rio Grande do Norte.
12. José Francisco Alves da Fonseca
Policial Militar há 22 anos, tendo servido em várias cidades do interior do estado. É Bacharel em Direito e Acadêmico do Curso de Letras/Português da Universidade Estadual do Piauí.
Terceira Entrada
01. José Francisco Nogueira Paranaguá de Santana
Doutor em Ciência da Saúde, Mestre em Medicina Tropical, Especialista em Saúde Comunitária, pela Universidade de Brasília, onde também se graduou em Medicina. Atualmente, coordena o Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde e Assessoria de Relações Internacionais da Fiocruz, em Brasília.
02. Jurandir Pereira Lima
Segundo Tenente do Exército Brasileiro, servindo na 26ª. Circunscrição de Serviço Militar. É natural de Campo Maior. É formado em Direito e em História.
03. Karlos César Araújo Luz
Terceiro Sargento, exercendo atualmente a função de auxiliar do Setor de Pagamento de Pessoal. Tem o Curso Acadêmico de Contabilidade.
04. Leonardo Silva Nunes Santos
Tenente Dentista, Chefe do Serviço de Odontologia do Posto Médico da Guarnição Militar de Teresina. Graduado em Odontologia pela Universidade Federal do Piauí, tem Especializações em Periodontia e em Odontologia em Saúde Coletiva. É o autor do Hino da Batalha do Jenipapo.
05. Marcos Paulo de Castro Costa
Primeiro Tenente da Polícia Militar. Dentre as várias funções já ocupadas, destaque para a Chefia do Setor Administrativo do Comando de Policiamento da Capital e a Coordenação de Segurança do Gabinete Militar da Governadoria.
06. Nestor Henrique Mesquita
Formado em Direito, em Jornalismo e em Teologia e Psicanálise Clínica, com Mestrado em Teologia com Especialização em Psicologia Pastoral. Tem Doutorado em Divindade. É o atual Presidente do Conselho Regional do Nordeste da Convenção Nacional das Assembleias de Deus no Brasil. É poeta e escritor com mais de 40 obras publicadas.
07. Nouga Cardoso Batista
Nascido na zona rural de Monsenhor Gil. Formou-se em Química pela Universidade Federal do Piauí. Concluiu o Doutorado com 29 anos de idade. Mediante concurso público, foi admitido Professor da Universidade Estadual do Piauí, onde hoje é Reitor, com mandato até o ano de 2018.
08. Paulo Henrique da Costa Pinheiro
Cirurgião Dentista e Biólogo. Especialista em Parasitologia e em Educação a Distância. Possui Mestrado e Doutorado em Imunologia. Fundou o primeiro Curso de Biomedicina do Piauí. É Pró-Reitor Adjunto de Ensino de Graduação da Universidade Estadual do Piauí e Membro Titular da Sociedade Européia de Doenças Infecciosas.
09. Raimundo Nonato Bona Carboreto
Campomaiorense. Agropecuarista. Foi Vereador deste município durante 12 anos. Foi Prefeito de Campo Maior e também Deputado Estadual. Em 1996, foi Secretário de Governo. Carboreto faz parte da história política do Piauí.
10. Sérvio Alcântara Neves
Capitão, exercendo a função de Oficial de Operações do 2º. BEC. Foi comandante de Companhia e de Pelotão do 5º. BEC e Instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras.
11. Tânia Maria Gomes Santos Lima
Tenente-Coronel. Bacharel em Administração Pública, em Administração de Empresas e em Ciências Contábeis, com Especialização em Organização, Sistemas e Métodos e Pós Graduação de Especialização em Revisão de Textos. Em Organizações Militares, já exerceu várias funções.
12. Ulisses Raulino Castelo Branco Júnior
Graduado em Pedagogia pela UFPI, onde participou do DCE. Formado pela Academia de Polícia Civil do Estado do Piauí. Possui cursos em Marketing e Eventos. Foi militante em lutas sociais estudantis. Foi Presidente da Associação Universitária de Campo Maior – AUCAM. Exerceu cargos em Secretarias municipais de Campo Maior. Atualmente, é diretor da Rádio Heróis do Jenipapo e Gerente de Eventos do município Campomaiorense.
Imagem: Lucas Dias/GP1Secretário de Cultura Fábio Novo
Imagem: Lucas Dias/GP1Visita ao cemitério
Imagem: Lucas Dias/GP1Autoridades são homenageadas
Imagem: Lucas Dias/GP1 Missa em homenagem aos Heróis do Jenipapo
Imagem: Lucas Dias/GP1Missa encerra as cerimônias em Campo Maior
Imagem: Lucas Dias/GP1 Missa na Igreja Matriz de Santo Antônio
Imagem: Lucas Dias/GP1 Apresentação teatral representa a luta dos piauienses pela Indepência do Brasil
Imagem: Lucas Dias/GP1 A Batalha do Jenipapo reuniu maranhenses e cearenses
Imagem: Lucas Dias/GP1 Homenagem aos heróis da Batalha do Jenipapo
Imagem: Lucas Dias/GP1 Autoridades políticas durante o evento em alusão da Batalha do Jenipapo
Imagem: Lucas Dias/GP1 Deputado Antônio Félix
Imagem: Lucas Dias/GP1 Prefeito de Campo Maior, Paulo Martins
Imagem: Lucas Dias/GP1 Secretário Fábio Abreu
Imagem: Lucas Dias/GP1 Pelotão Mirim participando da solenidade
Imagem: Lucas Dias/GP1 Governador Wellington Dias
Imagem: Lucas Dias/GP1 Soldados do Exército durante solenidade civico-militar
Imagem: Lucas Dias/GP1Solenidade marca os 193 anos da Batalha do Jenipapo
Imagem: Lucas Dias/GP1Visitas ao Cemitério da Batalha do Jenipapo
Imagem: Lucas Dias/GP1Cemitério da Batalha do Jenipapo
Imagem: Lucas Dias/GP1Homenagem em túmulo de ums dos heróis da batalha do jenipapo
Imagem: Lucas Dias/GP1Armamamento utilizado pelos guerrilheiros na Batalha do Jenipapo
Imagem: Lucas Dias/GP1Governador Wellington Dias e o prefeito Paulo Martins
Imagem: Lucas Dias/GP1Monumento Heróis Batalha do Jenipapo
Imagem: Lucas Dias/GP1Homenagem aos soldados mortos na batalha
Imagem: Lucas Dias/GP1Governador Wellington Dias assinando documento de compromisso para reforma do Monumento Heróis Batalha do Jenipapo
Imagem: Lucas Dias/GP1Soldados em evento sobre a Batalha do Jenipapo
Imagem: Lucas Dias/GP1Deputado Antônio Félix assinando documento de compromisso reforma do Monumento Heróis Batalha do Jenipapo
Imagem: Lucas Dias/GP1Um grupo de trabalhadores da educação em greve durante solenidade da Batalha do Jenipapo
Imagem: Lucas Dias/GP1O evento ocorreu no próprio Monumento da Batalha do Jenipapo
Imagem: Lucas Dias/GP1Secretario Fábio Novo e governador Wellington Dias
Imagem: Lucas Dias/GP1 Encenação durante o evento em alusão ao 193 anos da Batalha do Jenipapo
Imagem: Lucas Dias/GP1 Missa em alusão ao 193 anos da Batalha do Jenipapo
Imagem: Lucas Dias/GP1 Secretário Fábio Novo e Prefeito Paulo Martins
Imagem: Lucas Dias/GP1 Igreja Matriz de Santo Antônio, em Campo Maior
Imagem: Lucas Dias/GP1 Prefeito Paulo Martins homenageando autoridades
Imagem: Lucas Dias/GP1 Homenagem em alusão aos 193 anos da Batalha do Jenipapo
*Com informações de Raisa Brito
Ver todos os comentários | 0 |