Com cinco assembleias simultâneas realizadas na tarde desta quarta-feira (16), professores da Universidade Federal do Piauí decidiram não deflagrar greve. Ao todo 337 professores votaram conveniados à Adufpi, sendo 201 a favor da paralisação, 122 se posicionaram contra e 14 docentes de abstiveram.
Para que o movimento grevista fosse aprovado era necessário que dois terços dos docentes fossem favoráveis. De acordo com o professor Welter Cantanhêde, o próximo passo é levar o posicionamento dos professores no Piauí, para a reunião nacional dos docentes que vai ocorrer este fim de semana em Brasília. “A gente vai levar esse resultado para a plenária das Federais, que vai ser realizada em Brasília, neste sábado e domingo, porque está sendo discutido esse movimento de greve em todos os sindicatos filiados ao Andes, para a gente saber o que vai saber”, explicou.
- Foto: AdufpiProfessores da UFPI decidem não deflagrar greve
O professor disse que com a votação de hoje é improvável que haja deflagração de greve ainda este ano no Piauí. “Como a categoria aqui [no Piauí] já se adiantou nessa discussão, provavelmente vamos demorar um pouco mais a votar a favor ou não da greve, esse ano acho mais difícil, mais complicado”.
Welter disse que a Adufpi continuará com ações de mobilização contra a PEC 55, que propõe o Novo Regime Fiscal e contra o projeto de reformação do Ensino Médio, que são pautas da Andes “Estamos em estado permanente de mobilização, qualquer mudança no cenário, pode ser que a gente provo a categoria a voltar a votar sim ou não para a greve”.
Veja como votaram os professores em cada campi:
Bom Jesus: 46 sim - 1 não – 0 abstenção
Floriano: 15 sim – 2 não – 4 abstenções
Parnaíba: 22 sim – 19 não – 7 abstenções
Picos: 30 sim – 1 não – 1 abstenção
Teresina: 88 sim – 99 não – 2 abstenções
Ver todos os comentários | 0 |