Cerca de vinte estudantes ocuparam pela primeira vez uma escola pública estadual no Piauí. O colégio é o Centro de Educação Profissional (CEEP) Professor Edgar Tito, localizado no bairro Memorare, zona norte de Teresina. Os ocupantes estão no local há dois dias.
Na manhã desta quarta-feira (16), o GP1 entrevistou uma das manifestantes, Luana Caroline, de 15 anos, que não estuda no colégio, mas apoia o movimento e explicou quais são as principais causas que o grupo de manifestantes defende.
- Foto: Carlos GaethEstudantes ocupam CEEP Professor Edgar Tito
“Além das pautas nacionais, protestamos também em relação a estrutura física da escola, pois querem que lá seja colégio em tempo integral, mas não tem condição, devido ter muito mato no local. Além disso, a merenda do colégio é muito ruim. Os alunos são obrigados a saírem para comerem fora”, afirmou a estudante.
As pautas nacionais que os manifestantes lutam contra são a Reforma do Ensino Médio e a PEC 55 do Teto dos Gastos Públicos. Os manifestantes ocuparam o colégio na manhã de segunda-feira (14), por volta das 9 horas. Hoje (16) não haverá aula no local. A escola funciona nos três turnos, sendo que à noite acontecem os cursos gratuitos do Pronatec.
- Foto: Carlos GaethEstudantes reunidos no CEEP Professor Edgar Tito
A ocupação
O movimento de ocupação em unidades de ensino acontecem desde 18 de outubro no Piauí, dia que a reitoria da Universidade Federal do Piauí (UFPI) foi ocupada por graduandos da instituição. Além de Teresina, universitários dos Campus de Bom Jesus e Picos estão ocupando os locais nessas cidades.
O campus do Instituto Federal do Piauí (IFPI), localizado na zona sul de Teresina, está ocupado por estudantes, que assim como os das outras instituições de ensino, também protestam contra a Reforma do Ensino Médio e a PEC 55 do Teto dos Gastos Públicos.
Ver todos os comentários | 0 |