Uma das garotas vítimas de estupro coletivo em Castelo do Piauí, passou por cirurgia de reconstrução da face na noite de ontem (31), mas teve complicações pós-cirúrgicas. O HUT (Hospital de Urgência de Teresina) pede, em caráter de urgência, a ajuda da população para doação de plaquetas e sangue (de qualquer tipo).
As doações podem ser feitas por pessoas na sede do Hemopi no centro de Teresina. Os doadores devem indicar a doação para a jovem de iniciais D.R.S, 17 anos.
Imagem: DivulgaçãoGilberto Albuquerque, diretor geral do HUT
O diretor do HUT, Gilberto Albuquerque, gravou um vídeo pedindo que doadores se dirijam ao Hemopi. “Por uma consequência do politraumatismo, umas das garotas teve início a um sangramento das lesões cervicais agora pela manhã, submetida a uma cirurgia com abertura do tórax, onde havia ficado muitos coágulos, e nós precisamos da doação de sangue e de plaquetas imediatamente”, disse.
A doação de plaquetas
As plaquetas são produzidas na medula óssea e podem ser armazenadas no baço. Quando um vaso ou órgão é lesado, as plaquetas se prendem ao local formando uma barreira que evita o sangramento. O doador é conectado à máquina de aférese, através de punção venosa. Por centrifugação a máquina separa o sangue e retira somente as plaquetas, devolvendo as outras células ao doador. O procedimento dura aproximadamente 60 minutos, o que exige uma colaboração maior do doador. A doação é realizada através de equipamentos de alta tecnologia. O sangue do doador circula exclusivamente dentro do circuito descartável, não entrando em contato com o equipamento. É totalmente seguro. Todo o material utilizado na doação de plaquetas é descartável, estéril e individual sendo usado apenas pelo doador.
Confira abaixo o vídeo
Confira abaixo o vídeo
Diretor do HUT pede doação de sangue e plaquetas para adolescente vítima de estupro em Castelo do Piauí
Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Ver todos os comentários | 0 |