A falta de ocupação dos presidiários foi uma dos assuntos tratados. Diante disto, o deputado propôs a implantação de políticas públicas de ressocialização, aproveitando a disponibilidade de terra na penitenciária para finalidades agrícolas.
De acordo com o deputado, a visita ao local é uma forma de conhecer melhor a realidade do sistema prisional do Piauí “É uma forma de conhecer melhor a realidade do sistema prisional no Piauí, para que possamos elaborar políticas públicas de ressocialização dos detentos. No caso da Major César poderemos desenvolver projetos nas áreas de agricultura, devido ao espaço existente, proporcionando uma ocupação ao detento e gerando renda para a penitenciária. Além disso, o tempo de trabalho vai incidir diretamente na redução da pena”, Disse Dr. Hélio.
A ideia da Secretaria de Justiça é ampliar a produção agrícola no local, além da realização de parcerias com associações para o aproveitamento das flores em arranjos decorativos e gerar atividades de inclusão para os detentos. “Assim poderemos colocar mais detentos em atividade e ainda gerar renda para a penitenciária, que pode passar a se auto sustentar”, explica Márcio França, diretor da Major César.
A comitiva visitou também, o Hospital Penitenciário Dr. Valter Alencar. Que dentre 37 internos atendidos, 25 possuem problemas psiquiátricos. Segundo Samara Lima, diretora do hospital, muitos vivem no local há mais de 19 anos pelo abandono da própria família. “São pessoas abandonadas pela família e que ficam sob a responsabilidade do Estado. Recebemos detentos transferidos de todas as penitenciárias do Piauí para que sejam encaminhados aos hospitais para o devido tratamento”, explica Samara.
Ver todos os comentários | 0 |