A Justiça Federal designou para 11 de dezembro de 2015 o interrogatório do ex-superintendente do Incra – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, Acilino José Ribeiro de Almeida, réu em ação penal acusado de crimes da Lei de Licitações que tramita na 3ª Vara Federal da Seção Judiciária do Piauí. Também serão ouvidos na mesma oportunidade os demais réus: Francisco Edimar de Andrade e Francisco das Chagas Barbosa.
Imagem: DivulgaçãoAcilino Ribeiro
Acilino Ribeiro ocupa atualmente o cargo de Subsecretário de Movimentos Sociais e Participação Popular, da Secretaria de Estado de Relações Institucionais e Sociais do Distrito Federal.
Amigo do ex-ditador líbio Khadafi
Acilino Ribeiro, autodenominado de "ex-guerrilheiro", se dizia amigo e seguidor do ex-ditador líbio Muammar Khadafi e afirma ter pertencido à guarda pessoal de segurança de Khadafi. Hoje com 62 anos, Acilino vive em Brasília, mas conheceu como poucos o regime autoritário da Líbia. Por força da militância internacional, o brasileiro acabou integrando o seleto grupo de seguranças que formavam o escudo humano de proteção física ao ditador. Em Trípoli, além de integrar a escolta pessoal de Kadafi, ele fez treinamento militar e conviveu com ativistas de outros países.
Outro lado
Procurado pelo GP1, Acilino Ribeiro afirmou que ainda não foi notificado sobre o interrogatório, mas garante que comparecerá a audiência. Ele declarou que a ação diz respeito a uma contratação de prestação de serviço sem licitação. “Recordo-me que o chefe da sessão de compras e serviços, autorizou o serviço enquanto eu estava viajando. Quando cheguei perguntei se tinha licitação e não havia. Então eu não autorizei. Eles queriam pagamento adiantado, como não foi feito, eles também não realizaram o serviço”, relatou.
Ver todos os comentários | 0 |