Fechar
GP1

Piauí

Nova manifestação em Teresina pede passe livre e redução da tarifa do transporte público

A principal pauta vem sendo o passe livre para estudantes nos transportes públicos e esse é um dos focos dos manifestantes nas reivindicações desta segunda-feira.

19h20min-  Quatro pessoas foram presas com coquetel molotov e jogando pedras em policiais na Avenida Marechal Castelo Branco. Dois políciais estão feridos após confronto na frente da Câmara Municipal de Teresina.

Imagem: Reprodução/FacebookComentário Facebook(Imagem:Reprodução/Facebook)Comentário Facebook


18h42 -
Seguindo o exemplo das manifestações anteriores, o protesto  Conscientiza Piauí, marcado para a próxima quarta-feira (26) está sendo organizado através de uma página no Facebook e já possui mais de 5 mil presenças confirmadas, 1.276 que talvez irão comparecer e outros 48.124 convidados para o ato.

Imagem: Reprodução/FacebookClique para ampliarRepercussão das manifestações repercutem ironicamente nas redes sociais(Imagem:Reprodução/Facebook)Manifestações repercutem ironicamente nas redes sociais


18h18 -
Após a catraca ser queimada no cruzamento das Avenidas Frei Serafim e Coelho de Resende, os manifestantes começam a se dispersar. Contudo uma nova manifestação intitulada Movimento Conscientiza Piauí já está programada a próxima quarta-feira (26).

Imagem: Valciãn Calixto/GP1Manifesto organizado pelo DCE-UFPI(Imagem:Valciãn Calixto/GP1)Manifesto organizado pelo DCE-UFPI


Imagem: Reprodução/FacebookClique para ampliarCartaz do novo protesto(Imagem:Reprodução/Facebook)Cartaz do novo protesto


18h13- Ao retornarem para a Avenida Frei Serafim, os manifestantes incendiaram uma catraca no cruzamento da via com a Avenida Coelho de Resende em ato simbólico reivindicando o PASSE LIVRE a todos os estudantes da capital.

Imagem: Valciãn CalixtoCatraca incendiada no Centro de Teresina(Imagem:Valciãn Calixto)Catraca incendiada no Centro de Teresina

Imagem: Valciãn CalixtoAto simbólico(Imagem:Valciãn Calixto)Ato simbólico


17h25min -
Os manifestantes retornam para a avenida Frei Serafim e prometem atear fogo em uma catraca para simbolizar o pedido de passe livre para estudantes.

Imagem: Valciãn CalixtoCatraca(Imagem:Valciãn Calixto)Catraca

17h15min -
Para evitar ataques, a polícia militar cercou e colocou grades de proteção em torno da prefeitura.

Imagem: Valciãn CalixtoProtesto(Imagem:Valciãn Calixto)Protesto

17h -
A manifestação está dividida.O grupo que se encontrava na Coelho de Resende se movimentou para a estação do metrô, a fim de fechar o cruzamento da Frei Serafim com Miguel Rosa.

16h40min
- Um grupo de manifestantes desceu para a prefeitura e outro grupo fechou o cruzamento da Frei Serafim com a Coelho de Resende. Os manifestantes estão sentados no chão para impedir a circulação de veículos no cruzamento. Sete viaturas da Força Tática observam de longe toda a movimentação.

Imagem: Valciãn CalixtoPoliciais observam os manifestantes(Imagem:Valciãn Calixto)Policiais observam os manifestantes

Imagem: Valciãn CalixtoManifestantes na Frei Serafim.(Imagem:Valciãn Calixto)Manifestantes na Frei Serafim.

Imagem: Valciãn CalixtoPolícia organiza o trânsito.(Imagem:Valciãn Calixto)Polícia organiza o trânsito.

Nesta segunda-feira (24) está sendo realizada uma nova manifestação em Teresina organizada pelo DCE da Universidade Federal do Piauí. Os manifestantes estão reunidos desde às 15h na Avenida Frei Serafim em frente ao supermercado Bom Preço.

Imagem: Valciãn CalixtoManifestação(Imagem:Valciãn Calixto)Manifestação

A manifestação intitulada de “Teresina vai parar” foi iniciada através de convites pelo Facebook e twitter. A manifestação faz parte das reivindicações que estão acontecendo em todo o país, onde a população vem criticando o alto valor gasto na Copa das Confederações e Copa do Mundo de 2014 (cerca de 30 bilhões), além da corrupção, investimentos na área da segurança, saúde, educação, entre outros.

Imagem: Valciãn CalixtoNova manifestação na Frei Serafim(Imagem:Valciãn Calixto)Nova manifestação na Frei Serafim

A principal pauta vem sendo o passe livre para estudantes nos transportes públicos, esse é um dos focos dos manifestantes nas reivindicações desta segunda-feira.

Entre as reivindicações publicadas no Facebok, estão:

-Imediata redução da tarifa para R$ 1,75, conforme posicionamento já apresentado pelo Ministério Público Estadual e levando em consideração a isenção do PIS/COFINS de transporte coletivo urbano apresentado pelo Governo Federal na Medida Provisória 617;
- Aumento imediato da frota urbana e rural da área da Grande Teresina;
-Meia-passagem estudantil intermunicipal;
-Novas linhas com trajetos entre os bairros;
-Novas linhas com destinação às universidades (atendendo o Setor de Esportes/UFPI);
-Construção de paradas de ônibus, adequadas à proteção do sol e da chuva e acessíveis a pessoas com deficiência;
-Ampla divulgação da planilha detalhada de custos do SETUT;
-Integração temporal ilimitada em 100% das linhas, já!;
-Passe livre para estudantes e desempregados;
-Municipalização do Transporte Público;
-Anistia para os presos políticos das manifestações contra o aumento da tarifa em 2012, com arquivamento de todos os processos.

Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.