Imagem: Carlos Augusto LimaClique para ampliarO Diretor do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda, entrega o Selo ao Hotel Pousada dos Ventos
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, entregou o Selo de Qualidade em Serviços a dezesseis empresas do trade turístico do litoral piauiense. A certificação reconhece pousadas, hotéis, restaurantes, bares e similares, que trabalham com foco na excelência dos serviços e produtos, sendo referência para os turistas que visitam a região.A solenidade aconteceu no auditório da Associação Comercial de Parnaíba, ACP, localizado no Porto das Barcas, naquela cidade.
Receberam o selo nove empresas de Parnaíba, seis de Luís Correia e uma de Cajueiro da Praia, cidades da região norte do Estado. Os estabelecimentos foram reconhecidos em três categorias: Hospedagem; Hospedagem, Restaurante e Cozinha; e Restaurante e Cozinha.
Na categoria Hospedagem, receberam o selo Hotel Pousada dos Ventos, Hotel Delta, Hotel Portal dos Ventos, Pousada Vila Parnaíba e Delta Park Hotel, de Parnaíba; Hotel Sesc Praia e Hotel Amarração, de Luís Correia; e Pousada Ventos Nativos, de Cajueiro da Praia.
Em Hospedagem, Restaurante e Cozinha foram agraciados o Rio Poty Hotel Praia e o Carnaubinha Praia Resort, de Luís Correia. Já as empresas Pizzaria Bell’Itália, Nakasa Sushi Bar e os Restaurantes Delícia Caseira, de Parnaíba; e Pousada Vila Itaqui, de Luís Correia; foram os contemplados na categoria Restaurante e Cozinha.
Para receber a certificação os estabelecimentos precisaram atender a pelo menos a 80% das exigências, que constam no regulamento do selo. São avaliados diversos aspectos dentre eles: serviços de atendimento, cozinha, recepção e governança; estrutura das hospedagens, higiene do local, entre outros itens.
O Selo atesta que os estabelecimentos têm um altíssimo nível de excelência nos serviços e produtos oferecidos, sendo uma garantia para os turistas de que nesses meios de hospedagem e alimentação eles poderão encontrar o que há de melhor em termos de atendimento, cozinha, higiene, entre outros aspectos.
Segundo Mário Lacerda, diretor superintendente do Sebrae no Piauí, o turismo é a via mais rápida que os municípios do litoral têm para alcançar o desenvolvimento, por isso que a Instituição vem desenvolvendo ações através do Projeto Rota das Emoções buscando exatamente a qualificação dos produtos e serviços oferecidos pelo trade turístico piauiense.
“Todo um trabalho vem sendo desenvolvido ao longo de dez anos, contudo nada disso valeria se nós não tivermos empresas capacitadas para receber o turista, se nós não tivermos empresários preocupados em qualificar o seu pessoal, em atender bem o turista para que ele retorne mais vezes e passe informações positivas sobre a sua experiência no litoral do Estado do Piauí”, ressaltou Mário Lacerda.
De acordo com a empresária Conceição de Maria Ferreira Mousinho trabalhar com qualidade é essencial para qualquer empresa e é isso que pode trazer mais garantias, mais credibilidade para que os turistas consumam nossos produtos. “O Selo de Qualidade em minha opinião é muito importante porque nos dá a orientação certa, cada dia é um dia de aprendizado novo para que a gente aplique em nossa empresa. Mas isso não deve ser mérito apenas meu e sim compartilhado com todos que trabalham na empresa”, completou a empresária que é proprietária da empresa Nakasa Sushi Bar.
Estiveram presentes à solenidade: Elcio Nunes, Gerente do Sebrae em Parnaíba, Luis Sousa Pessoa, Presidente da Associação Comercial de Parnaíba (ACIP), Luis Martins, Gerente de Turismo do Sebrae/MA, Vereador Gustavo Lima, Presidente da Câmara Municipal de Parnaíba, Francisco das Chagas Fontenele, vice-prefeito de Parnaíba, Abdoral Furtado, Diretor da ACIP, autoridades, empresários, colaboradores das empresas certificadas, imprensa, entre outros.
Selo de Qualidade
Para participar do Programa do Selo de Qualidade, as empresas interessadas assinam termo de adesão ao projeto. Em seguida, recebem os treinamentos D’Olho na Qualidade, Qualidade do Atendimento e Sabor e Gestão. Após as capacitações, consultores do Sebrae visitam cada um dos empreendimentos para avaliar a gestão da qualidade nas empresas.
Com base nos dados coletados nas visitas, é relatório apontando em que aspectos os empreendimentos precisam melhorar para obter o Selo de Qualidade, que tem validade de um ano. Durante esse período, os consultores farão visitas, sem comunicação prévia, aos estabelecimentos agraciados com o selo para constatar se os padrões de qualidade estabelecidos no projeto continuam sendo adotados nas empresas.
O Selo de Qualidade em Serviços surgiu em 2003 no Piauí, seguindo uma estratégia pioneira do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Ceará, que mais tarde passou a ser utilizada em vários Estados brasileiros.
Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:
Ver todos os comentários | 0 |