Fechar
GP1

Piauí

Centenas de católicos acompanham a procissão de Corpus Christi em Picos

Procissão percorreu as principais ruas da cidade e encerrou na Igrejinha do Sagrado Coração de Jesus

Centenas de católicos percorreram as principais ruas do centro de Picos no final da tarde e início da noite desta quinta-feira, 7 de junho, acompanhando a procissão de Corpus Christi. O encerramento foi na Igrejinha do Sagrado Coração de Jesus, onde aconteceu a benção presidida pelo padre Gregório Leal Lustosa, Pároco da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios.
Imagem: José Maria Barros/GP1Saída da procissão(Imagem:José Maria Barros/GP1)Saída da procissão
Como de costume as ruas por onde passou a procissão foram ornamentadas com desenhos que representam a festa. O trabalho foi executado pelas pastorais diocesanas, dentre as quais a da Juventude e o Grupo de Casais Paroquianos.

Antes da procissão, foi celebrada missa solene na Catedral de Nossa Senhora dos Remédios, que estava repleta de fiéis. Logo em seguida, os católicos seguiram pelas ruas centrais da cidade, passando pelas ruas São Francisco, Monsenhor Hipólito, Coronel Antonio Rodrigues, praça Josino Ferreira, rua coronel Luís Santos, praça Félix Pacheco, avenida Getúlio Vargas até a Igrejinha do Sagrado Coração de Jesus. Durante o trajeto foram feitas três paradas para reflexão.
Imagem: José Maria Barros/GP1Devotos acompanham celebração do lado de fora da igreja(Imagem:José Maria Barros/GP1)Devotos acompanham celebração do lado de fora da igreja


Significado

O nome da festa vem do latim e significa Corpo de Cristo. A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia - o sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.

Acontece sempre numa quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue.
Imagem: José Maria Barros/GP1Parada para adoração ao Santíssimo(Imagem:José Maria Barros/GP1)Parada para adoração ao Santíssimo
No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.

A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ale é alimentado com o próprio corpo de Cristo.

Durante a missa o celebrante consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja.
Imagem: José Maria Barros/GP1Fiéis chegam ao ponto de encerramento da procissão(Imagem:José Maria Barros/GP1)Fiéis chegam ao ponto de encerramento da procissão
Imagem: José Maria Barros/GP1Fiéis participam com devoção da festa de Corpus Christi(Imagem:José Maria Barros/GP1)Fiéis participam com devoção da festa de Corpus Christi
Imagem: José Maria Barros/GP1Procissão reuniu centenas de católicos(Imagem:José Maria Barros/GP1)Procissão reuniu centenas de católicos
Imagem: José Maria Barros/GP1Ruas de Picos foram enfeitadas(Imagem:José Maria Barros/GP1)Ruas de Picos foram enfeitadas

Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.