Fechar
GP1

Piauí

Detran do Piauí adota nova sistemática para a impressão do IPVA

O IPVA passa a ser impresso em um boleto separado das demais taxas referentes ao licenciamento completo.

Com o intuito de esclarecer ao usuário a origem das taxas pagas ao órgão, o Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) adotou uma nova sistemática para impressão do boleto para licenciamento de veículos.

De responsabilidade da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) passa a ser impresso em um boleto separado das demais taxas referentes ao licenciamento completo.

A consulta continuará a ser feita através do link licenciamento no site do Detran (detran.pi.gov.br), a diferença é que agora os usuários encontrarão as taxas discriminadas quanto a sua origem e, ao solicitar a emissão do boleto do IPVA, será redirecionado automaticamente para o site da Sefaz, onde poderá imprimir a guia para pagamento. As taxas referentes ao Seguro Obrigatório (DPVAT) e à Renovação do Licenciamento continuarão a ser impressas via sistema do Detran.

“Essa nova sistemática possibilita que o usuário identifique o responsável pela emissão de cada taxa. O IPVA é um imposto estadual de responsabilidade da Secretaria da Fazenda do Piauí, por isso ele passa a ser disponibilizado no próprio site da Sefaz, e o Detran se torna apenas um mediador”, esclarece Carlos Maciel, gerente de Tecnologia do Detran.

A iniciativa torna ainda mais ágeis a consulta e emissão de taxas do Departamento, uma vez que a demanda no sistema irá diminuir sensivelmente. Dentro de um prazo de 90 dias outras taxas também terão suas origens discriminadas.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.