A nível federal, diversos quadros do Partido dos Trabalhadores são contra a manutenção da federação com o PCdoB e o PV. Em Teresina, o vereador Dudu também pede o fim da aliança após 2026. Ao GP1, o parlamentar afirmou ser favorável ao fim da aliança e refletiu que essa estratégia nunca fortaleceu as siglas individualmente, mas que serviu apenas para “salvar” os partidos em baixa.
“Sim. Sou a favor do fim dessa federação. Eu não vi a federação fortalecer os partidos individualmente. Sou contra aliança proporcional, acho que cada partido tem que mostrar sua cara sozinho, mostrando qual é a ideologia que defende, qual é o plano de governo. Essa federação, quando foi composta, foi um remendo da minirreforma política. Apresentaram essa proposta para salvar [os partidos em baixa]. Na minha opinião, sou contra, inclusive, qualquer aliança proporcional, porque sei que assim o partido não está realmente mostrando sua própria força”, afirmou Dudu.
![Vereador Dudu](/media/image_bank/2024/3/vereador-dudu-532581.jpeg.1200x0_q95_crop.webp)
Grande parte do PT quer fim da federação em 2026
O senador Humberto Costa (PT-PE), por exemplo, afirmou que a maioria dos quadros da sigla petista quer a extinção da aliança. “Foi pior a federação, do ponto de vista de comparação com a coligação. Porque a coligação proporcional, eu posso fazer em Pernambuco e não fazer em São Paulo. Mas a federação, eu tenho que fazer em todo lugar. Então, é uma coligação proporcional piorada”, avaliou o senador em entrevista à imprensa pernambucana, na quinta-feira (06).
Federação
Instituída pela Lei 14.208/2021, a estratégia reúne partidos políticos a nível nacional e deve durar, pelo menos, quatro anos, após ser instituída. Após consolidada, a federação funciona como uma única agremiação e, dessa maneira, somam-se os votos de todas as siglas em uma eleição proporcional, por exemplo.
Ver todos os comentários | 0 |