O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão vinculado à Força Aérea Brasileira (FAB), divulgou o relatório final do acidente aéreo ocorrido em 11 de junho de 2023 em Teresina, quando um avião de pequeno porte caiu em uma lagoa nas imediações do Parque Ambiental Encontro dos Rios, zona norte da cidade. O piloto e o passageiro da aeronave, cujos nomes não foram revelados, saíram ilesos.
O relatório de 12 páginas, ao qual o GP1 obteve acesso em primeira mão, foi expedido em 16 de setembro do ano passado. O Cenipa concluiu que a queda da aeronave decorreu de uma falha no motor, associada ao vazamento na bomba mecânica e na controladora de combustível.
Histórico do voo
O monomotor modelo A36, da fabricante Beechcraft Aircraft, decolou do Aeródromo de Redenção, no Pará, por volta das 10h05 com destino ao Aeródromo Nossa Senhora de Fátima, em Teresina.
Durante o voo em rota, o destino foi alterado para o Aeródromo Senador Petrônio Portella, também em Teresina, e quando a aeronave se encontrava no enquadramento da reta final ocorreu a falha do motor. Ao perceber que não alcançaria a pista, o piloto realizou curva de aproximadamente 90º à direita e fez um pouso forçado em uma área de vegetação nativa na região do Encontro dos Rios.
Danos à aeronave
Embora piloto e passageiro tenham saído ilesos, o avião teve danos substanciais na raiz da asa direita e no estabilizador vertical, além de ruptura das linhas do sistema de combustível. Houve, também, danos leves na fuselagem, na asa esquerda, estabilizador horizontal, profundor e sistema elétrico.
Os danos observados sugeriram que a aeronave estava em baixa velocidade horizontal no momento do impacto.
Informações sobre o piloto
O condutor do monomotor possuía licença de Piloto Comercial e estava com as habilitações de Avião Monomotor Terrestre (MNTE) e Voo por Instrumentos - Avião (IFRA) válidas. O órgão ressaltou que ele estava qualificado e tinha experiência naquele tipo de voo.
Comunicação
Ainda conforme o Cenipa, de acordo com as transcrições dos áudios de comunicação entre o piloto e os órgãos de controle, verificou-se que ele manteve contato via rádio com a Torre de Controle do Aeródromo de Teresina e que não houve anormalidade técnica de equipamentos de comunicação durante o voo.
Prazos para revisão vencidos
O Cenipa revelou que o motor da aeronave e os seus acessórios se encontravam com os prazos para a revisão geral vencidos, e não foi identificado qualquer tipo de monitoramento de tendência dos parâmetros de funcionamento dos acessórios do motor que apresentaram falhas (bomba mecânica e controladora de combustível).
Conclusões
Segundo o relatório, “os exames e testes realizados mostraram que a falha no funcionamento do motor esteve associada ao vazamento na bomba mecânica e na controladora de combustível”.
Observou-se que a falha na bomba mecânica e na controladora de combustível provocou a redução do fluxo/pressão de combustível na alimentação para a manutenção da chama da combustão.
Também identificaram um desgaste no selo do eixo (seal shaft) da bomba de combustível mecânica e deformações na O-ring de vedação interna do eixo da controladora de combustível.
O CENIPA destacou que o fiel cumprimento de um programa de monitoramento de tendências do motor e seus acessórios poderia contribuir para prevenir uma falha ou mau funcionamento registrado no acidente.
Recomendações
Diante do que foi concluído no relatório, o Cenipa recomendou à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que divulgar o que foi colhido na investigação desse acidente, durante os eventos e ações de promoção da segurança operacional, com o propósito de alertar os operadores, pilotos e mantenedores das aeronaves sobre a necessidade da adoção de um programa de monitoramento de tendência que promova a adequada avaliação das condições gerais do motor e de seus acessórios.
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