Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Comunidade aprende técnicas e aproveitamento do caju em Teresina

As aulas iniciaram na comunidade Serra do Gavião, zona rural que reuniu quase 20 agricultores.

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), em parceria com a Fundação Para o Desenvolvimento Sustentável do Estado do Piauí, executam o Projeto CRESCER, com cursos voltados para a redução da pobreza na zona rural de Teresina. O primeiro curso teve como objetivo aprimorar técnicas do aproveitamento integral do caju, capacitando os agricultores em técnicas que possibilitem o aproveitamento integral da fruta.

As aulas iniciaram na comunidade Serra do Gavião, zona rural que reuniu quase 20 agricultores da região para aprenderem práticas de processamento, armazenamento e comercialização. Eles tiveram aulas de conceitos básicos da CajuCultura, além de como funciona todo o processo de fabricação de doces, compotas e outros pratos, a fabricação de cajuína, a higiene e segurança no trabalho e como os custos de produção e Embalagem. O curso acontecia de segunda-feira a sábado durante todo o mês de dezembro de 2024.


Foto: Divulgação/AscomComidas feitas pelo Projeto Crescer por meio do aproveitamento do caju
Comidas feitas pelo Projeto Crescer por meio do aproveitamento do caju

Ao final do curso, os agricultores apresentaram os trabalhos de conclusão. Um deles, foi a tradicional paçoca de carne, e a Maria Isabel, que foram substituídas pela fibra de caju, já o frango do creme de galinha também foi substituído pelo Caju. Após a capacitação, é esperado que as técnicas gerem emprego e renda em comunidade rural.

Novos cursos

Os cursos acontecerão em outras comunidades rurais como: na Escola Família Agrícola do Soinho, Centro de Treinamento da Fundes – Villa Sucot, além das associações das comunidades locais.

Foto: Divulgação/AscomIntegrantes do Projeto Crescer
Integrantes do Projeto Crescer

Além do aproveitamento integral do caju, outros cursos, como hortas rurais e quintais produtivos e gestão Empreendedora, já foram feitos. O projeto vai oferecer outras vagas durante o mês de janeiro e fevereiro para comunidade rural, como os cursos de manutenção de bombas de poço; manutenção de roçadeiras e manutenção de motocicletas; técnicas de enxertia; artesanato em pallets; criação de galinha semiconfinada (caipirão).

As inscrições para os novos cursos já estão abertas e os interessados podem obter mais informações e realizar a matrícula através do WhatsApp: 86 9563-6447.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.