Fechar
GP1

São Raimundo Nonato - Piauí

Carmelita Castro e deputado Merlong Solano inauguram posto para venda de milho

“A cooperação da prefeitura com a Conab vai facilitar muito o acesso à ração animal”, disse a gestora.

A prefeita Carmelita Castro (PT), o deputado federal Merlong Solano (PT) e o deputado estadual Hélio Isaias (PT) participaram da inauguração, nessa sexta-feira (18), da nova Unidade Satélite para a venda de milho a pequenos criadores de aves, suínos, bovinos e caprinos de São Raimundo Nonato e região. O milho será comercializado por meio do Programa de Venda em Balcão (ProVB), operacionalizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), e vai atender a demanda de cerca de 1200 criadores da região da Serra da Capivara. A unidade tem capacidade para comercializar em média de 3000 toneladas de milho por ano.

A abertura do posto de venda foi possível graças a um acordo de cooperação técnica da estatal com a Prefeitura Municipal de São Raimundo Nonato, que viabilizou a reforma dos galpões e o apoio técnico e de pessoal para operacionalização do espaço. “A cooperação da prefeitura com a Conab vai facilitar muito o acesso à ração animal. É uma parceria importante para os criadores de São Raimundo Nonato e de toda a região”, destacou a prefeita Carmelita.

O deputado federal Merlong Solano, que destinou emenda parlamentar e participou das articulações junto à presidência da Conab a fim de garantir a instalação da unidade no município, explicou que que a abertura do posto beneficia diretamente os criadores da região, que antes precisavam se deslocar até as unidades armazenadoras da Conab de Floriano ou Picos, a cerca de 300 km de distância.


Tenho honrado o meu compromisso com a agricultura familiar do Piauí. Destinei emenda de cerca de R$ 5 milhões para a Conab em 2024, para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e para a abertura desse posto e do posto de Piripiri, que vai inaugurar em breve. Além disso, tenho me reunido com o presidente da Conab, Edegar Pretto, para agilizar a tramitação dos recursos e a abertura dessas unidades. É uma iniciativa que facilita o acesso dos criadores aos estoques oficiais do governo federal, por meio de venda direta de milho para ração animal a preços mais acessíveis, reduzindo custos e evitando os gastos com deslocamento até outras cidades”, disse o deputado.

O superintendente da Conab no Piauí, Danilo Viana, informou que a unidade inicia suas atividades com mais de 600 toneladas de milho armazenadas. “Ficamos felizes em abrir as portas dessa unidade de vendas satélite já com estoque garantido para os próximos meses. E mais carretas devem chegar nas próximas semanas. Nosso milho está sendo vendido por um preço mais competitivo, cada saca de 60 Kg custa R$ 64,80. E estamos garantindo que o abastecimento seja mais eficiente, ampliando a quantidade de unidades em cidades polo, como é o caso de São Raimundo Nonato, que vai armazenar a ração para abastecer as cidades vizinhas”, disse o superintendente.

Para comprar o milho da Conab, o produtor deve se registrar no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais (Sican) disponível no portal da Companhia.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.