Agentes de fiscalização do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (IMEPI) e policiais da Delegacia Especializada de Crimes Contra a Ordem Tributária, Econômica e Contra as Relações de Consumo (DECCOTERC) apreenderam 18 balanças irregulares nesta segunda-feira (3). A operação ocorreu no mercado do Parque Piauí e na Nova Ceasa, ambos localizados na zona sul de Teresina.
As balanças apreendidas não possuíam modelo de aprovação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), lesando os consumidores com pesagens incorretas.
De acordo com o órgão, as balanças apreendidas são consideradas piratas e estavam prejudicando os consumidores, que não pesam corretamente e lesam o consumidor. O IMEPI alertou ainda sobre a prática de adquirir instrumentos de pesagem irregulares a preços abaixo do mercado, pois esses produtos serão apreendidos e os proprietários multados.
A operação visa combater o uso de balanças falsificadas, que não atendem aos padrões exigidos pelo INMETRO, garantindo a proteção do consumidor. O IMEPI reforça a importância de os empresários evitarem a compra de balanças não certificadas e solicita que a população denuncie casos suspeitos através do número (86) 99456-1921.
Ver todos os comentários | 0 |