Há quatro dias, o Corpo de Bombeiros Militar do Piauí atua no combate a um incêndio florestal de grandes proporções na cidade de Buriti dos Montes. Na região de mata, as equipes trabalham desde a última quarta-feira (23), na tentativa de controlar os focos de incêndio registrados. O Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Bopaer) e mais 17 brigadistas também prestam auxilia na operação.
O efetivo já controlou parte do fogo que acometeu a mata, afim evitar que as chamas se alastrassem pelo local e atingissem propriedades e comunidades rurais situadas no entorno do local atingido pelo incêndio. As equipes também trabalham contra as condições climáticas, visto que as fortes rajadas de vento têm dificultado o trabalho na região.
Conforme o coronel Egídio Leite, comandante de operações dos Bombeiros Militar do Piauí, a expectativa do efetivo é debelar os focos de incêndio e findar a missão até a tarde deste sábado (26). “Os fortes ventos tem sido nosso grande inimigo, porém as equipes da aeronave, dos bombeiros e os brigadistas não tem medido esforços para avançarem sobre as dezenas de focos no local, de forma conjunta e planejada, seguindo todas as normas de segurança e de combate a incêndios dessa natureza. Se for preciso, mandaremos mais reforço para o município e com isso, findar aquele fogo por completo o mais tardar até a tarde deste sábado”, afirmou o comandante.
Durante a ação, o helicóptero do Bopaer faz uso da bolsa de água, abafadores e bombas costais, ferramentas que auxiliam no combate as chamas, especialmente pelo difícil acesso à área de mata fechada.
A situação do combate ao incêndio ainda é monitorada e acompanhada, e receberá atenção do efetivo até que o fogo seja completamente debelado.
Ver todos os comentários | 0 |