O Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), deflagrou na manhã desta quinta-feira (04) a “Operação Despertar”, Draco 85, com o objetivo de dar cumprimento a mais de 10 ordens judiciais, entre mandados de prisão e de busca e apreensão contra membros do PCC na Vila Ferroviária, zona sul de Teresina. Até o momento, 8 alvos foram presos.
Conforme do delegado Charles Pessoa, após vídeos do tribunal do crime terem circulado nas mídias sociais, a Polícia Civil passou a investigar a ação criminosa. O DRACO conseguiu identificar os suspeitos, que também são os responsáveis pelo roubo de veículos, tráfico de entorpecente e homicídios na região sul da capital, e representou por medidas cautelares junto ao Poder Judiciário.
"Esses vídeos desses tribunais do crime, onde torturaram e até chegaram a matar um indivíduo, circularam no ano de 2023, logo quando tivemos conhecimento, iniciamos a investigação. Então, eles já vinham sendo investigados há alguns meses e hoje conseguimos realizar essa operação exitosa, retirando esses criminosos de circulação e também desarticulando esse núcleo, para que essa facção seja cada vez mais enfraquecida. E como consequência a gente possa contribuir com a segurança pública do nosso estado", explicou o delegado.
No total, foram realizados 13 mandados de prisão, busca e apreensão de mebros do PCC. Segundo o delegado Charles Pessoa, os 8 presos estavam envolvidos em diversos crimes em Teresina, incluindo roubo, tráfico de drogas e participação em alguns homicídios. Além disso, um dos presos é foragido do sistema penitenciário, e era monitorado por tornozeleira eletrônica, e todos estes indivíduos eram da região da Vila Ferroviária.
"Oito pessoas foram presas, 13 mandados de busca e apreensão cumpridos, até então 3 armas de fogo foram apreendidas. Esses indivíduos além de integrarem essa célula dessa facção, nós identificamos que eles estavam participando de diversos crimes em Teresina nesse final de ano, incluindo roubo, tráfico de drogas e participação em alguns homicídios. Três armas de fogo foram apreendidas e uma moto roubada também foi apreendida. Acreditamos que essas armas foram usadas no tribunal do crime e também em outros crimes, como exemplo, homicídio. Dentre os oito presos, um é foragido do sistema penitenciário, e era monitorado por tornozeleira eletrônica", pontuou o delegado.
Na manhã de hoje, os policiais concentraram as ações na região da Vila Ferroviária, com o apoio do ROMU, da Guarda Civil Municipal de Teresina, e também do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), chegando às prisões de 8 pessoas.
Todos os alvos estão sendo encaminhados para a sede do DRACO e, em seguida, passarão por audiência de custódia.
Ver todos os comentários | 0 |