O estilista, rapper e compositor Preto Tipuá promove, nesta sexta-feira (26), o evento Obras Póstumas de Um Sentimento Vivo, uma experiência artística com performances musicais e lançamento de uma coleção de roupas baseada na moda afrofuturista. A exposição acontecerá às 19h, na Biblioteca Desembargador Cromwell de Carvalho, no Centro de Teresina.
O artista conversou com o GP1 e explicou que não se trata de um desfile convencional, mas de uma performance musical para apresentar o álbum homônimo ao evento, enquanto acontece a exposição de moda, com todas as peças, acessórios e penteados propostos na coleção. Além disso, ele explicou o que entende do termo afrofuturismo e porque resolveu usá-lo.
“A moda afrofuturista é um termo que quis trazer para essa coleção, porque afrofuturismo é uma vertente artística, filosófica, que traz conceitos e elementos da cultura africana em uma perspectiva de futuro. É uma forma de ressignificar algumas coisas e adaptá-las aqui na diáspora, onde ocorre a maior parte do movimento afrofuturista. Cuidamos também para tirar um pouco dos estereótipos, porque quando se pensa em moda africana, a maioria das pessoas lembra automaticamente em estampas, turbantes, etc., mas trouxemos um estudo aprofundado, sabendo que o continente africano é enorme”, enfatizou Preto Tipuá.
A estudante de moda, bordadeira e trancista, Sara Vieira, é uma das designers que assina a modelagem das peças que comporão a exposição. Ela explicou um pouco mais sobre o processo de criação das peças, que contou com a ajuda de sua tia, Delma Vieira, na costura. Confira abaixo.
“Eu pesquisei bastante. Foi minha primeira experiência de modelagem sem utilizar a técnica upcyling/customização. Então, junto com a minha tia, consegui fazer as modelagens pegando alguns exemplos da internet e modificando as medidas, em outras, a gente usou modelagens que a gente já tinha, porém fazendo os devidos ajustes para essa coleção”, destacou Sara Vieira.
A designer também falou o que representa ter a chance de participar de uma coleção ainda no começo de sua carreira na área.
“É gratificante, é um momento marcante na minha caminhada em que estou iniciando como designer de moda. Cada experiência, tanto com a modelagem como desenhando os croquis foi um trabalho que exigiu bastante dedicação e tempo. Estou feliz por participar da primeira coleção da Oba, que é uma marca afro e que busca resgatar a nossa identidade através da moda e isso é inspirador. Tá sendo uma experiência sem igual trabalhar com os artistas locais da cena do rap daqui e agradeço por confiarem no meu trabalho”, ressaltou a estudante de moda, Sara Vieira.
Ficha técnica
MUSICAL
Composição: João Victor Barbosa
Intérprete: Preto Tipuá
Produção Musical: Quilombo Louco Beats, Lívio Nascimento, Zuca Beatz
MODA
Estilistas: Tipuá, Adara Lorena e Sara Vieira
Curadoria de Moda: Pérola, Adara Lorena e Anna Lumiar
Produção de Moda: Pérola, Adara Lorena e Sara Vieira
Produção Executiva: João Victor Barbosa e Érica Santos
Produção Geral: João Victor Barbosa
Design gráfico: Matheus Vieira
Make: Adara Lorena
Fotografia: O Poeta da Luz (Jonathan Dourado)
Apoio
O evento conta com o patrocínio do Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria de Cultura (Secult), da Associação Amigos da Arte e da Cultura do Piauí (Assaac-PI) e do Armazém Paraíba.
Ver todos os comentários | 0 |