Pesquisa do Instituto Opinar no Município de Miguel Alves, divulgada nesta terça-feira (23), aponta a reeleição do atual prefeito, Veim da Fetraf (PL), em todos os cenários.
Na pesquisa estimulada, quando os nomes dos possíveis candidatos são apresentados aos entrevistados, o atual prefeito lidera com ampla vantagem em relação ao segundo colocado. Veim da Fetraf aparece com 65,67%, e Oliveira Neto (PT), com 23,67%.
-
Veim da Fetraf
-
Oliveira Neto
-
Nenhum/Branco/Nulo
-
Não Sabe/ Não Respondeu
Nenhum, branco ou nulo representaram 5,67%, e não sabe ou não respondeu, 5%.
Em um segundo cenário de pesquisa estimulada, desta vez apresentando o nome do pai do deputado Oliveira Neto, o ex-prefeito Oliveira Júnior, Veim da Fetraf apareceu com 64,67%, seguido por Oliveira Júnior com 27,67%. Nenhum/Branco/Nulo somou 4%, e Não sabe/Não respondeu, 3,67%.
-
Veim da Fetraf
-
Oliveira Junior
-
Nenhum/Branco/Nulo
-
Não Sabe/ Não Respondeu
Na pesquisa espontânea, na qual os nomes não são apresentados aos entrevistados, Veim da Fetraf lidera o ranking com 58% das intenções de voto, seguido pelo segundo colocado, o deputado Oliveira Neto, com 15,67%.
Leo, Francisco, Rui Degran e Xibança somaram cada um 0,33% das intenções de voto. Não sabe ou não respondeu representaram 17,33%, e nenhum, branco ou nulo somaram 6,33%.
Oliveira Neto é o candidato mais rejeitado
O pré-candidato a prefeito de Miguel Alves, Oliveira Neto, é o mais rejeitado entre os eleitores, conforme pesquisa do Opinar, com 57,33%. Em segundo lugar aparece Veim da Fetraf com 22,67%.
-
Oliveira Neto
-
Veim da Fetraf
-
Não rejeito ninguém
-
Não Sabe/Não Respondeu
Em um segundo cenário, quando foi apresentado o nome do pai do deputado Oliveira Neto, o ex-prefeito Oliveira Júnior, a taxa de rejeição foi a mesma do filho. Oliveira Júnior obteve 57,33%, em comparação com 23,33% de Veim da Fetraf.
-
Oliveira Junior
-
Veim da Fetraf
-
Não rejeito ninguém
-
Não sabe/Não respondeu
Expectativa
Os entrevistados também foram questionados sobre como se sentem morando em Miguel Alves; 13,33% responderam "muito satisfeitos". Já 82,67% afirmaram estar satisfeitos, enquanto apenas 3,33% disseram estar insatisfeitos e 0,67% muito insatisfeitos.
Os moradores de Miguel Alves também foram questionados sobre qual é a expectativa, ao final do mandato do prefeito Veim da Fetraf, em relação à situação do município. Dentre as respostas, 63% acreditam que será melhor, 6,67% acham que será pior. Aqueles que acreditam que ficará igual ao que era antes somam 21%, e 9,33% não souberam ou preferiram não responder.
Gestão melhorou
Os entrevistados pelo Instituto Opinar também foram indagados sobre a avaliação da gestão atual do prefeito Veim da Fetraf em comparação com a gestão do mandato anterior. Nesse contexto, 66,00% expressaram a opinião de que a gestão atual é melhor, enquanto 17% consideram que é equivalente. Por outro lado, 13,67% manifestaram a percepção de que é pior do que a gestão anterior, e 3,33% não souberam ou optaram por não responder.
Ficha Técnica
A pesquisa feita pelo Instituto Opinar, registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número 06602/2024, foi realizada com 300 entrevistados entre os dias 14 e 15 de janeiro de 2024. Divulgado nesta terça-feira (23), os dados levantados apresentam nível de confiança de 95%, e margem de erro de 5,67% para mais ou para menos.
Entrevistas
As entrevistas domiciliares e individuais foram realizadas nos seguintes bairros do município: zona urbana (Angelim, Beira Rio, Centro, Cohebe, Conjunto Mangueirão, Forquilha, Lagoa do , Meio, Matadouro, São Miguel), zona rural 1 (Boa Vista, Gatos, Vila Tapuio, Indio Madulandino), zona rural 2 (Buritirana, Mato Seco, Todos os Santos, Centro Designo, Fazenda, Porto Designo), zona rural 3 (Teteus 2, Lembrança, Piedade), e zona rural 4 (Jenipapeiro da Mata, Forno Velho, Calção Redondo).
Ver todos os comentários | 0 |