Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Assassino da estudante Janaína Bezerra é condenado a 18 anos de prisão

Julgamento iniciou nessa sexta (29) e durou 21 horas, encerrando somente na manhã deste sábado (30).

Thiago Mayson da Silva Barbosa foi condenado a 18 anos e 6 meses de prisão pelo estupro e assassinato da estudante de Jornalismo, Janaína Bezerra, crime ocorrido em janeiro deste ano, dentro da Universidade Federal do Piauí (UFPI) em Teresina. O julgamento pelo Tribunal Popular do Júri, que iniciou nessa sexta-feira (29), durou aproximadamente 21 horas, encerrando somente nas primeiras horas da manhã deste sábado (30).

A sessão do Júri Popular, presidida pelo juiz Antônio Reis de Jesus Nollêto, aconteceu no Fórum Cível e Criminal Desembargador Joaquim de Sousa Neto, em Teresina. A defesa de Thiago foi feita pelo advogado Ércio Quaresma.


Foto: Reprodução/InstagramThiago Mayson da Silva Barbosa
Thiago Mayson da Silva Barbosa

A sentença foi anunciada pela advogada Florence Rosa, assistente de acusação que representou a família de Janaína no julgamento. Ela informou que Thiago Mayson foi condenado pelos crimes de homicídio qualificado, por emprego de meio cruel, estupro de vulnerável, vilipêndio de cadáver e fraude processual. A qualificadora de feminicídio foi rejeitada pelos jurados, razão pela qual, segundo a advogada, a pena imputada foi considerada bem abaixo do esperado, e por esse motivo a assistência de acusação vai recorrer.

“Ele foi condenado a uma pena de dezoito anos e seis meses. Foi condenado por todos os delitos imputados na denúncia, entretanto, em relação ao feminicídio, a nossa percepção é de que houve uma confusão por parte dos jurados quanto a tese desclassificatória, essa é a nossa percepção, e em razão disso vamos entrar com recurso, para que a pena seja agravada”, declarou Florence Rosa.

Expectativa era pena de 70 anos

Ainda conforme a advogada Florence Rosa, a assistência de acusação trabalhava com a perspectiva de que Thiago Mayson fosse condenado a 70 anos de prisão. “Não tem como eu precisar, nós estávamos com a perspectiva de que fosse 70 anos em razão de todos os crimes que ele praticou”, pontuou.

Adiamentos

O primeiro Júri foi marcado para o dia 17 de agosto deste ano, contudo foi adiado por falta de quórum, devido à ausência de 12 testemunhas do quadro de servidores da UFPI. A instituição emitiu uma nota, em que admitiu uma falha interna na entrega da convocação aos funcionários.

Posteriormente, foi marcada a data de 1º de setembro, quando foi novamente adiado porque o advogado Ércio Quaresma, novo representante do réu, não compareceu à sessão.

Defesa do ex-goleiro Bruno

Ércio Quaresma já possui vasto histórico por advogar em casos emblemáticos, como o de defesa do ex-goleiro Bruno, que estava envolvido no assassinato de Elisa Samúdio em 2010.

Foto: Reprodução/InstagramJanaína da Silva Bezerra
Janaína da Silva Bezerra

Relembre o caso

Janaína da Silva Bezerra, 21 anos, foi brutalmente estuprada e morta em uma sala de aula da UFPI no dia 28 de janeiro deste ano, após uma calourada. Thiago Mayson, que era aluno do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Matemática da instituição, foi preso em flagrante.

Segundo a Polícia Civil, a causa da morte de Janaína foi “asfixia ocasionada pela luxação da região cervical, havendo compressão da medula”. Isso significa que ela morreu por conta da violência do estupro.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.