O Departamento de Repressão às Ações Criminosas (DRACO) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (16), a Operação Rosa dos Ventos com objetivo de cumprir mandados de prisão e busca e apreensão contra 18 acusados de integrar facções criminosas no Piauí.
Segundo as informações divulgadas pela Polícia Civil, a operação foi desencadeada nas cidades de Canto do Buriti, Flores do Piauí, Parnaíba, São Raimundo Nonato, São João do Piauí, Teresina e alguns municípios do Estado de São Paulo. A ação visa combater a célula de uma facção criminosa, atuante, sobretudo, no interior do Piauí.
“A operação de hoje é muito importante que visa desarticular um núcleo interestadual. São vários mandados de busca e prisão contra membros dessa facção criminosa que estão aqui na grande Teresina, em várias cidades do interior do estado, de Norte à Sul do Piauí, e também outros mandados de prisão no estado de São Paulo”, explicou o coordenador do DRACO, delegado Charles Pessoa.
A Operação Rosa dos Ventos contou com apoio da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil do Piauí. “A operação está em andamento, temos algumas prisões já realizadas, diversas medidas judiciais já foram cumpridas e ao todo, são 18 alvos dessa célula criminosa do PCC, pontuou o delegado Yan Brayner, diretor de Inteligência da Polícia Civil, que acompanha a operação no Sul do Estado.
Prisões
Ainda conforme o delegado Charles, até o momento foram presos seis criminosos, sendo um em Teresina e outros cinco nos municípios que foram deflagradas a operação.
O criminoso preso no bairro Primavera, em Teresina, foi identificado como Robson Pereira Santana, mais conhecido como Gremista. Segundo as investigações da Polícia Civil, ele é um ex-presidiário da Colônia Agrícola Major César, que cumpriu pena por tráfico de drogas. Inclusive, ainda quando cumpria pena é que ele entrou para o PCC. Atualmente, ele exercia função de "Disciplina" dentro da célula criminosa. Apesar de ter sido capturado em Teresina, o Gremista exercia a função em São João do Piauí.
Disciplinadores da facção
Além do Gremista, outros alvos dos mandados de prisão também tinham como função punir outros faccionados do PCC que descumpriam as normas do organização criminosa. Além disso, a célula criminosa também executava rivais.
Criminosos reincidentes
O delegado Charles Pessoa detalhou que a maioria dos alvos tem passagens pela polícia por crimes de tráfico de drogas, homicídios e roubos. Ainda durante a ação policial, foram apreendidos entorpecentes e armas de fogo.
Operação em São Paulo
Segundo o delegado Yan Brainer, diretor de Inteligência da Polícia Civil do Piauí, a ação foi estendida ao Estado de São Paulo porque dois foragidos da Justiça do Piauí fugiram para a cidade de Embu das Artes, situada no interior do referido estado.
Ver todos os comentários | 0 |