O Ministério Público do Estado do Piauí, por meio do promotor Jessé Mineiro de Abreu, pediu a interdição e reforma da Delegacia de Polícia do município. A ação civil foi ajuizada em decorrência das péssimas condições do prédio, constatadas durante inspeção.
Ministério Público apontou que os problemas envolvendo a estrutura da delegacia geram riscos para a população, os detidos e os servidores, pois além de estar localizada em um lugar inapropriado, não possui sistema de vigilância. No mesmo sentido, o prédio é antigo e não atende aos parâmetros estipulados por lei de higiene.
Mas os problemas não vêm de agora, pois segundo o promotor, desde o ano de 2018, quando foram iniciadas as tratativas para solucionar essa tribulação. “O Ministério Público do Piauí está, ao longo de 5 anos, tentando solucionar administrativamente os problemas crônicos da delegacia de polícia de Matias Olímpio. Mesmo com o apoio da GACEP, a delegacia encontra-se em estado lamentável, causando risco para policiais, custodiados e a população em geral”, pronunciou o promotor.
Devido a interdição, os atuais e futuros presos da unidade serão encaminhados às penitenciárias de cidades vizinhas do Polo Esperantina até que a delegacia seja reformada.
Outro lado
Procurada pela imprensa, a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), informou que os técnicos responsáveis pela reforma já estão em Matias Olímpio para iniciar os procedimentos necessários para a reparação da delegacia.
Confira a nota na íntegra
A Secretaria de Segurança Pública informa que técnicos responsáveis pelos ajustes e obra da Delegacia de Matias Olímpio se encontram no município para realizarem os levantamentos necessários e, posteriormente, os ajustes que o prédio necessita.
Ver todos os comentários | 0 |