Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Teresina recebe Campeonato de Calistenia Street Workout em maio

O GP1 Esporte conversou com o organizador da competição, Matheus Vinicius, que falou sobre a modalidade.

A ampliação e diversidade nos esportes é cada vez mais importante para dar oportunidades para todos os tipos de movimentos e atividades físicas. Com essa visão, Teresina recebe o Campeonato de Calistenia, aberto para praticantes e não praticantes, no dia 06 de maio, na Lagoa do Mocambinho, às 17h. O organizador do evento, Matheus Vinicius conversou com o GP1 Esporte em torno da competição.

A calistenia é um esporte focado no treinamento muscular, usando o peso do próprio corpo, com a finalidade de proporcionar uma harmonia muscular, equilíbrio e correção da postura. Além disso, a sua prática não necessita de tantos aparelhos e pode ser feito até mesmo em casa. A ideia em trazer a modalidade veio de Matheus Vinicius, que já é um praticante do esporte, veio por conta dos campeonatos que já acompanha, em especial os internacionais.


Foto: Reprodução/InstagramRuan Wesley, atleta de calistenia do Piauí
Ruan Wesley, atleta de calistenia do Piauí

“Eu acompanho diversos campeonatos de calistenia que ocorrem em outros países e vendo isso, conversei com os meus colegas e tivemos a ideia de trazer para as pessoas que já treinam calistenia lá no parque da Lagoa do Mocambinho. Depois da ideia conversamos com os atletas e chamamos juízes que estariam dispostos a julgar a competição, também estamos chamando os atletas de diversas áreas de Teresina para participarem”, contou o atleta.

As normas do campeonato serão baseadas no regulamento da Burningate, organização internacional de calistenia, abrangendo os movimentos básicos e avançados. Mas pensando nos atletas de Teresina, Matheus adaptou o regulamento para abranger tanto os iniciantes, quanto os avançados.

“Dentro desse regulamento temos os diversos movimentos que a calistenia possui, desde os mais básicos até os avançados. Eu modifiquei um pouco o regulamento, pois a maioria dos atletas da Lagoa do Mocambinho não são tão avançados”, explicou Matheus.

Além disso, o campeonato vai ter a presença de quatro jurados para avaliarem as performances dos atletas. Entre os juízes, vai estar presente o atleta piauiense, Ruan Wesley, que representou o Brasil no último campeonato da Burningate Internacional Cup de Calistenia/Street Workout.

“Até agora são quatro jurados, dois são da Lagoa do Mocambinho, um trabalha com ginastica e vai para a França, o outro faz parte do time da Bravus, time e calistenia aqui de Teresina. Já os outros dois são atletas profissionais da elite de calistenia. Um é o Ruan Wesley, que foi para a Itália representar o Piauí em um campeonato de calistenia e o outro é o Allison, que também é atleta aqui de Teresina. Eu chamei eles para julgarem as duas modalidades, a iniciante e a intermediário/avançado”, destacou o organizador da competição.

O campeonato desenvolvido por Matheus será focado no Street Workout, que contém movimentos de calistenia e usa movimentos acrobáticos, geralmente sendo um treinamento de rua, contando com o auxílio de barras paralelas e barras fixas. O campeonato também vai contar com premiação para os três melhores de cada categoria, podendo ser dinheiro ou suplementos, algo que ainda está sendo decidido pelos organizadores do torneio.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.